O que mais frusta no trabalho?

Perguntado por: aquaresma2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Uma gestão mal estruturada e sem planejamento é o principal motivo de insatisfação dos profissionais no ambiente de trabalho. É o que revela pesquisa da Michael Page, empresa de recrutamento executivo de média e alta gerência, realizada com 1.000 executivos no Brasil, entre janeiro e maio deste ano.

É através da frustração profissional que doenças e distúrbios mentais são diagnosticados, como por exemplo: autocobrança, ansiedade, depressão, burnout, procrastinação.

A frustração é um sentimento associado a uma sensação de impotência e de desânimo, que ocorre quando algo que era esperado falha ou não acontece. Desde cedo, é-nos incutida a ideia de que se dermos o nosso melhor, se fizermos as coisas bem-feitas, então tudo correrá bem e teremos a recompensa do nosso esforço.

A lista de motivos levam à insatisfação no trabalho pode ser longa. Entre os itens mais comuns estão: atritos entre pessoas com pensamentos diferentes, falta de valorização, ausência de diálogo com a chefia, poucas perspectivas de crescimento etc.

Muitas vezes a desmotivação é motivada pela falta de reconhecimento, e a melhor forma de ser reconhecido é se destacando. Investir em qualificações profissionais pode demonstrar empenho, interesse de crescimento e competência, e tudo isso tende a resultar em promoção, o que com toda certeza gera muita motivação.

Existem dois tipos de frustração: interna e externa. A frustração interna é originada de desafios no âmbito pessoal, como em objetivos, desejos e impulsos. Já a frustração externa surge de tarefas difíceis, locais não agradáveis, etc. A maneira como cada pessoa lida com a frustração é diferente.

Raiva, desamparo, tristeza, angústia, decepção, etc., são emoções que alteram negativamente nosso humor e geram frustração. A frustração é natural, mas também podemos aprender a lidar com ela. As dificuldades fazem parte da vida e os momentos inesperados também.

Frustração é um sentimento de tristeza ou aborrecimento diante da expectativa não realizada. O que é Frustração? Frustração é o sentimento decorrente da não realização de um desejo ou tendência, ou seja, é a reação diante da expectativa não correspondida.

A maior frustração de ser humano é não saber lidar com seus fracassos. Não deixe que suas frustrações dominem você, lembre-se o tamanho das suas frustrações é do tamanho das suas ambições.

Jackob Nielsen (2007) ainda constatou que páginas com interfaces ruins, informações confusas, de baixa credibilidade ou sem respostas para as ações dos usuários causam dificuldades e problemas que irritam e atrasam os usuários, causando frustrações.

Faça terapia. O autoconhecimento é o primeiro passo para superar desafios como a frustração no trabalho. Dessa maneira, você pode entender quais são seus objetivos, metas e motivações, e colocar tudo isso em prática. Não adie mais a sua jornada de autodesenvolvimento e saúde mental.

Que acabou por se frustrar; diz-se da ação que não se concretizou; malogrado: projeto frustrado. Cujas expectativas não se realizaram; que não obteve bom êxito; que não realizou aquilo que queria.

A frustração apresenta alguns sinais e sintomas, quer físicos quer psicológicos. A um nível físico, podem ser experienciadas sensações como falta de energia, cansaço, perda de apetite, insónia. A nível psicológico é frequente uma sensação de desesperança, deceção, tristeza e até raiva.

Nos sentimos impotentes, fracassados, sem motivação e com baixa autoestima. Esses sentimentos acabam gerando o medo de tentar novamente, de arriscar, de projetar os sonhos mais longe e realizar cada ação para chegar até eles. A ansiedade, o estresse e a impaciência aumentam, gerando um desconforto constante.

Alguns fatores que prejudicam a produtividade no trabalho são: falta de sono, pessimismo, sedentarismo, perfeccionismo em excesso e incapacidade de tomar decisões. Acompanhar os resultados do time é essencial para o aumento da produtividade.

As razões do desânimo do funcionário para com seu trabalho podem ser várias, mas, em geral, dizem respeito: 1) aos seus objetivos profissionais e pessoais não estarem sendo alcançados através da empresa; e 2) às preocupações do colaborador com o grupo familiar não estarem sendo consideradas pela organização.

Um dos motivos que também desmotiva os colaboradores é ter metas impossíveis. Afinal, se o objetivo é algo impossível, os funcionários não se sentem motivados a cumpri-la ou acreditam que eles não são bons o suficiente no que fazem.

Muitas vezes a desmotivação pode ter início na relação entre o colaborador e seus líderes: falta de comunicação ou comunicação agressiva, tratamento distante, críticas excessivas, falta de objetivo ou feedback podem ser alguns dos gatilhos.

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.