O que Maria de Betânia nos ensina?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

As ações de Maria nos mostram o que é essencial para todos os que querem seguir o Salvador, independentemente da maneira que escolhem servir. Maria permitiu que o Salvador a servisse ao receber Sua palavra.

A história de Marta e Maria nos ensina sobre a importância das prioridades certas na vida. Estar na presença de Deus, buscando conhecer a sua Palavra, evitando as distrações mundanas, numa vida equilibrada de amor e fé é fundamental.

Maria de Betânia ou Maria, irmã de Marta é uma personagem do Novo Testamento da Bíblia e que aparece no episódio da vida de Jesus conhecido como Jesus na casa de Marta e Maria, relatado em Lucas 10:38–42. Segundo a narrativa bíblica, ela era irmã de Marta e Lázaro.

Com Maria, aprendemos o verdadeiro discipulado. Ela, como mãe, educou Jesus. Por isso a Igreja sai em missão sempre junto de Maria.

Aprendamos a viver em silêncio interior em meio às atividades cotidianas. Maria escuta o anjo com reverência. Não está pensando em si mesma, nem no que tem de fazer, nem em que coisas tem que deixar de fazer para ser a Mãe de Jesus. Ela se dispõe, deixa que as palavras do anjo a toquem e as medita em seu coração.

Além disso, Maria foi também exemplo de obediência obediente aos anseios de Deus, que incubiu a ela uma missão extraordinária: dar à luz ao Salvador. Disse “sim” ao Senhor, o obedeceu em tudo, respeitando de livre e espontânea vontade a autoridade e os planos divinos.

O sim de Maria nunca será esquecido, pois foi por ele que o Senhor veio ao mundo. Assim, Maria nos mostra que a nossa maior alegria precisa ser em fazer a vontade de Deus acima de tudo, e de nos colocarmos em suas mãos como um instrumento simples, sem valor, mas que conta acima de tudo com sua graça.

Foi eleita seis vezes a melhor jogadora do futebol do mundo, ultrapassando Cristiano Ronaldo e Messi. Marta foi eleita pela FIFA a melhor jogadora do futebol feminino, ultrapassando outros craques do futebol, detendo seis troféus. A jogadora recebeu os prêmios nos anos de 2006,2007,2008, 2009, 2010 e 2018.

Quando Jesus foi questionado se ele não se importava com aquela situação, a resposta foi surpreendente: “Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas...”. Jesus apontou que cada uma delas podia fazer as escolhas que quisesse, mas Maria havia escolhido a boa parte e Jesus não ia lhe tirar isso.

Assim pois Marta quando ouviu que Jesus estava chegando, saiu ao encontro dele, porém, Maria permanecia sentada em casa. Disse, pois, Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui, não havia morrido o meu irmão. E agora eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus te dará. Disse-lhe Jesus: o teu irmão ressuscitará.

O nome vem do grego Bethania, possivelmente a partir do hebraico bét nîyyah, contração de bét nanîyah significando “casa de Ananias”. Outros significados possíveis são “casa ou lugar dos figos verdes” ou, ainda, “casa dos pobres”.

O nome Betânia tem origem hebraica, sendo uma forma alternativa do nome "Bethany", que significa "casa dos figos" ou "casa dos pobres". Betânia é um nome com uma conotação simbólica e é associado a um lugar mencionado na Bíblia, onde Jesus realizou milagres e teve encontros significativos.

Jesus disse aos discípulos que Lázaro estava morto e que o traria de volta à vida. Esse milagre ajudaria os discípulos a saber que Ele era o Salvador. Jesus foi à Betânia. Quando lá chegou, Lázaro estava morto havia quatro dias.

Apresentar a ela nossos conflitos e medos, nossas vitórias e projetos, e tê-la como Mãe é encontrar nela uma companheira para o dia a dia. Muitas vezes, durante o meu dia, elevo meu coração a Maria. Além de rezar o Santo Terço, vou colocando-me nas mãos dela no decorrer das horas e dos fatos ocorridos.

A Mãe representa o passado, e o discípulo o futuro; a Mãe é o Israel fiel, e o discípulo é o novo povo fiel que Jesus ama. Sim, trata-se de Maria e João, mas se trata, no símbolo, dessas duas grandes realidades da história da salvação. Na hora decisiva, Jesus chama a Mãe de “Mulher” e lhe entrega o “discípulo”.

Veja quais são as virtudes e aprenda com elas

  • Humildade. Maria sempre fez o bem e acompanhou Seu Filho, o Salvador, silenciosamente. ...
  • Maria não questionou o anúncio do Anjo de que conceberia o Filho de Deus. ...
  • Esperança. Ela é o modelo perfeito da esperança que devemos buscar. ...
  • Fortaleza. ...
  • Caridade. ...
  • Confiança.

7 atitudes da Virgem Maria para imitar hoje e sempre

  • Que tal buscar viver uma por dia, ao longo da semana? Você não vai se arrepender! ...
  • Silêncio em seu interior. ...
  • Escuta atenta. ...
  • Acolhimento generoso. ...
  • Busca. ...
  • Disponibilidade. ...
  • Confiança em Deus e em suas promessas. ...
  • Coragem.

No Evangelho de Lucas 1,26-38, o Anjo Gabriel anuncia a Virgem Maria os planos de Deus para a salvação da humanidade, ou seja, Ele quis contar com ela para ser a Mãe do Salvador.

Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo. Chamada de virgem por dois dos evangelistas, Mateus e Lucas, acredita-se que ela tinha cerca de 15 anos quando ficou grávida — pela doutrina cristã, por obra do Espírito Santo, ou seja, sem ter tido relações sexuais com homem algum.

Deus o havia escolhido para ajudá-lo na sua obra de salvação. Queria alguém com sua disposição para ficar com a humanidade, sentir suas dores, ter compaixão, saciar material e espiritualmente a fome e a sede dos seres humanos.