O que Lucas 1 nos ensina?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Ele aprofunda seu entendimento dos ensinamentos de Jesus Cristo e ajuda-nos a apreciar mais plenamente o amor e a compaixão dele por toda a humanidade, conforme manifestado durante seu ministério. Lucas é o autor desse evangelho. Ele era médico e “um mensageiro de Jesus Cristo”.

O autor do livro foi um homem chamado Lucas. Ele era médico e acompanhou Paulo em suas viagens missionárias. Lucas não foi um apóstolo e provavelmente era um gentio (alguém que não era judeu) convertido pela pregação dos primeiros discípulos de Jesus.

Nenhuma força ou ser pode anular a Sua força. Seu poder sozinho criou tudo o que é ou sempre será. Você precisa entender que para Deus nada é impossível, isso porque Ele é o criador de tudo, e tudo Deus pode fazer por você, só basta você crer.

O Evangelho de Lucas é uma proclamação do acontecido com Cristo Jesus e da salvação realizada por ele no mistério de sua encarnação, morte e ressurreição.

Destes, 330 versículos são comuns aos três Evangelhos. Se pensarmos no Evangelho segundo Marcos, que é menor, 90% de seu material pode ser encontrado em Mateus (600 versículos) e 60% em Lucas (350 versículos). Há também uma parte comum a Mateus e Lucas (240 versículos), não presente em Marcos².

Certo dia no Templo de Jerusalém, Zacarias estava fazendo o seu trabalho de sacerdote, pois era a sua vez de fazer aquele trabalho diário. Conforme o costume dos sacerdotes, ele havia sido escolhido por sorteio para queimar o incenso no altar e por isso entrou no Templo do Senhor.

Todos os dias pela manhã e à noite ele acendia o incenso, mas somente uma vez no ano poderia ali, no Santos dos Santos, entrar. E para se aproximarem do altar ou entrarem no tabernáculo para ministrar, os sacerdotes deveriam lavar as suas mãos e pés na bacia de bronze.

6 Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. II Deus não esquece dos filhos que o obedecem. Essa afirmação é tremenda Zacarias e Isabel obedeciam todos os mandamentos de Deus de forma irrepreensível.

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.

Ó meu bom São Lucas, médico, que com vossas santas mãos, invocando o nome de Deus, curastes tantos enfermos de tão graves enfermidades, rogai ao Bom Jesus que livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. E para maior glória por toda a eternidade. Amém. Amém.

Mensagem de fé e esperança, algumas ocasiões em. nossas vidas ,precisamos tirar os olhos das nossas. possibilidades e olhar para o Deus do impossível.

O texto se refere ao momento que antecede a volta de Jesus. O Senhor nos alerta que a fé morreria em muitos corações neste tempo. Entretanto, sem fé é impossível agradar a Deus! "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Hebreus 11:1.

Segunda, Deus faz o impossível para o homem. O limite do homem é a oportunidade de Deus. Quanto à salvação, Jesus disse: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus. O homem não pode salvar a si mesmo, por isso Deus resolveu nos salvar.

Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua atenção especialmente para a humanidade d'Ele, com Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados. De acordo com o prefácio do livro, o propósito de Lucas é relatar o início do cristianismo, enquanto procura o significado teológico da história.

1 - Evangelho que dá prioridade ao Espírito: A presença do Espírito Santo como força que acompanha, conduz e inspira a missão de Jesus e da Igreja. Ele age em Jesus, Zacarias, Isabel, João Batista, Maria, Simeão, profetisa Ana e muitas outras pessoas.