O que Lucas 18 nos ensina?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Lucas 18. Jesus conta a parábola do juiz injusto e a do fariseu e o publicano — Ele convida as crianças a se achegarem a Ele e ensina como alcançamos a vida eterna — Ele fala de Sua morte e ressurreição que se aproximam e concede visão a um homem cego.

A pobre viúva representa a pessoa profundamente necessitada e dependente. Aquilo que ela oferta é tudo o que ela tem, é todo o seu sustento, é toda a sua vida. Ela não ofertou sobras, mas tudo que tinha; a partir daí sua vida passou a depender totalmente do Senhor.

E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?

Quando um pensa que não tem necessidade dos outros, de Deus, do amor, de uma esperança grande, de um amigo, agora este se comporta como um rico e para uma pessoa que se comporta desta maneira, é difícil salvar-se.

Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua atenção especialmente para a humanidade d'Ele, com Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados. De acordo com o prefácio do livro, o propósito de Lucas é relatar o início do cristianismo, enquanto procura o significado teológico da história.

É justamente quando nos sentimos esquecidos ou desprezados que devemos lembrar que Jesus foi ajudar a viúva exatamente em seu momento de maior necessidade, e Ele virá nos auxiliar também. Às vezes, nos altos e baixos da vida, podemos sentir que Deus não está muito atuante em nosso cotidiano.

A viúva da parábola de Lucas 18,1-8 chama a nossa atenção pela sua persistência na luta pelos seus direitos. Ela se fundamenta no direito divino. A atitude dessa mulher é do começo ao fim destacada como referência de quem se deve aprender.

Isso porque naquele tempo, a viuvez, principalmente no caso da mulher, fazia com que sua condição econômica e social mudasse drasticamente em virtude do contexto social da sua época. Além da angústia, a mulher perdia a proteção legal do esposo que, normalmente, a colocava em situação de pobreza e penúria.

Porque Jesus tem razão quando diz que os ricos ofertaram o supérfluo, enquanto a pobre viúva: 'na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver'. De fato, já é louvável ver que o egoísmo de uma pessoa recua ao menos na tentativa de não reter para si o que tem a mais, o supérfluo, e de oferece-lo.

Ao levantar os olhos, Jesus viu pessoas ricas depositando ofertas no cofre. Viu também uma viúva necessitada que deu duas moedinhas. E ele comentou: “Em verdade, vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros.

A oferta agradou a Jesus (mesmo sendo 2 moedas de valor insignificante na época gr. lepta) pois ela deu tudo que tinha confiante na bênção de Deus. Então Jesus recomendou que todos fizessem ofertas como a viúva, de todo o coração, não dando apenas o que sobra como estava sendo comum na época.

Apostasia significa a ação de renegar algo, normalmente relacionado com a renúncia de uma religião ou da religiosa. Consiste na condição de afastamento total e definitivo de alguma coisa, como uma doutrina, ideologia e etc, sem a permissão ou autorização de terceiros.

Como prometeu o Apóstolo Paulo: “Tendo sido, pois, justificados pela , temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”. E um dia veremos a luz além da escuridão. Compreenderemos Seu plano eterno, Sua misericórdia e Seu amor. “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na Terra?”

Embora o verbo "apostatar" também possa significar o abandono de um partido político ou uma simples mudança de opinião, o mais comum é se referir ao abandono da fé católica, a qual muitas pessoas são amarradas desde seus primeiros dias por meio do batizado.

ca·me·lo |ê| 1. [ Zoologia ] Designação comum aos mamíferos ruminantes do género Camelus, da família dos camelídeos, comuns na Ásia Central e no Norte de África, com uma ou duas bossas gordurosas no dorso e usados, entre outras coisas, como animais de carga.