O que misturar na silagem de milho?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Um dos mais comuns é a ureia, que tem como objetivo aumentar o teor de proteína da forragem ensilada. Há alguns produtos como o Refinazil, que além de aumentar o teor de proteína, pode corrigir excessos de umidade.

Faça a colheita na época certa
O plantio direto é o mais recomendado, pois mantém a boa estrutura do substrato. A época da colheita também é determinante para a qualidade da silagem, já que o milho deve ser colhido quando o balanço entre energia e proteína estiver ideal.

Sempre que se faz uma silagem é necessário colocar o inoculante, "ou colocando +-20 % de cana ou farelo de milho +- ?% , resolve. silagem de capim.

O ideal é que o silo esteja perto da área onde a ração é misturada. Isto minimiza o tempo de retirada, pesagem e mistura da silagem com os outros ingredientes da ração.

Com o silo ainda fechado ou em fardos lacrados, em média, a durabilidade da silagem é de 18 a 24 meses, ou seja, um período longo que permite que o produtor ofereça volumoso ao rebanho durante toda a época de seca do ano com tranquilidade.

De acordo com o especialista, o produtor deve ensilar o milho mesmo debaixo de chuva. O ideal é contratar mais mão de obra e máquinas para acelerar o processo e fazer tudo, se possível, em um só dia para não haver problema de fermentação.

Não se recomenda a inclusão de ureia durante a ensilagem, pois ela retarda o rebaixamento do pH, que deve ser tão rápido quanto possível para melhor conservação da qualidade do material ensilado.

A silagem deve estar fria. Ao entrar em contato com o ar a silagem inicia um processo de deterioração que pode ser mais ou menos intenso dependendo de vários fatores, dentre eles o nível de compactação, o teor de umidade, a contaminação por água e ar após o fechamento do silo etc.

A aplicação de antifúngicos é uma ação preventiva bastante importante para manter a silagem da sua fazenda livre de mofo. Esses produtos têm a função de proteger a produção para que a alimentação dos animais não seja prejudicada pela queda da qualidade.

Para evitar todos estes prejuízos é importante a realização de uma cobertura eficiente da silagem. Atualmente, somente o uso de lonas tradicionais não possui a capacidade de impedir que o oxigênio entre, levando a perdas nas camadas superiores e laterais do silo.

Uma vaca produzindo 30 kg Leite/dia, pesando 600 kg irá consumir ao redor de 22 kg/dia de matéria seca de dieta. Lembre se: vaca come dieta! Se essa dieta possuir 50% de silagem de milho na sua composição, estamos falando de um consumo de matéria seca de silagem de 11 kg/dia.

Para um melhor resultado, o inoculante biológico deve ser pulverizado ou aspergido no material a ser ensilado. Pode-se fazer isso usando uma bomba costal ou aplicador com bomba dosadora acoplada a máquina de ensilar.

Vacas Secas: 9 a 15 kg, por cabeça ao dia; Touros: 1,5% do peso vivo; Bezerros e novilhas: 5 a 6 kg ao dia; Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.

Qual o tempo ideal para encher o silo? A maioria dos silos são abastecidos muito lentamente, e isto normalmente é o resultado da capacidade do silo ser muito grande. Um período de 2 a 3 dias é considerado ideal.