O que não fazer no posto de gasolina?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Fora isso, fumar e usar isqueiros é altamente proibido (e perigoso) em postos de combustível. Tanto o cigarro quanto o produto que produz fogo se tornam extremamente inflamáveis quando estão perto de componentes como gasolina, álcool e etanol.

Uma das principais é a Norma Regulamentadora No. 20 (NR-20), que regulamenta as atividades para quem trabalha com inflamáveis e combustíveis, considerando instalações e equipamentos utilizados, sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas.

A proibição do uso de celulares, se dá especialmente pelo fato da alta circulação de gases inflamáveis. Podemos detectar esses gases pelo odor de combustível, comuns nos postos de gasolina.

O principal risco aos trabalhadores ocorre ao inalar algumas dessas substâncias, como o benzeno, relacionado em pesquisas com casos de câncer. Entre os riscos do ambiente de trabalho em postos de combustíveis podemos destacar o risco químico, o risco ergonômico e o risco de explosão.

No setor, é constante a fiscalização, baseada em normas específicas e em leis gerais:

  • Lei 9478, de 1997 — a Lei do Petróleo.
  • Lei 9847, de 1999 — especifica as penalidades do setor de combustíveis.
  • Decreto 2953, de 1999 — dispõe sobre os procedimentos quanto às penalidades por infrações cometidas nessas atividades.

Sendo assim, o frentista deve manter o local de trabalho sempre limpo, além de guardar e organizar os equipamentos nos locais previamente estabelecidos. Além disso, os resíduos precisam ser tratados em consonância com as leis e normas ambientais em vigor.

De acordo com o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, a presença de qualquer foco de fogo, mesmo um cigarro, é expressamente proibida em locais que contenham materiais inflamáveis: "Isso é um absurdo, está colocando em risco a vida de pessoas que transitam nesta região.

Os direitos trabalhistas de um frentista são os mesmos de qualquer outro trabalhador brasileiro, como carga horária máxima de 220 horas mensais, hora extra e adicional noturno.

Se foi erro do posto de combustíveis, saiba que você tem proteção da lei e não precisa pagar pelo que não pediu. E, se não resolver a situação de forma amigável, ainda pode levar o caso para um juizado especial, sem necessidade de contratar um advogado.

Então, quais são os principais riscos de um Posto de Serviço? Em postos de serviço podem ocor- rer acidentes com fogo, explosão, atropelamentos, quedas, choques elétricos, intoxicação com produtos, entre outros.

No caso dos frentistas, há o risco acentuado de explosão pelo manuseio de substâncias altamente inflamáveis. Alguns juristas se referem também ao alto risco de assaltos à mão armada.

EPI's para Frentistas - Tudo que Você Precisa Saber

  • Máscara Panorâmica (para face inteira) Muitos dos produtos químicos nocivos entram em nosso organismo através dos olhos e da derme. ...
  • Par de Filtro para Máscara para Vapores Orgânicos. ...
  • Creme Protetor para Mãos (Help Hand) ...
  • Par de Luvas Nitrílicas.

Eles explicaram que no celular deles há aplicativos de bancos falsificadores, onde são simulados transações por Pix. Neste caso, a quantia em dinheiro da suposta compra não cai na conta da empresa vendedora. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos dois maiores e de apreensão ao menor.

Desligue o motor
Ao abastecer com o motor ligado, o risco de explosão é imenso. Esse cuidado é tão importante que existe uma norma técnica (ABNT NBR 15594-1) que fundamenta essa regra. Ou seja, você é, por lei, obrigado a desligar o motor durante o abastecimento.

De acordo com a nova lei, passa a ser permitida a instalação de farmácias e drogarias em postos de serviços e revenda de combustíveis e lubrificantes, desde que possuam CNPJ, instalações distintas dos postos, farmacêutico em horário integral e que sejam respeitadas todas as normas sanitárias vigentes.