O que não pode comer quando está com tuberculose?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

A tuberculose é uma doença que não é influenciada pela alimentação. Não há restrição alimentar na tuberculose.

Vitamina C: limão, kiwi, papaia, laranja e restantes alimentos com elevado teor de vitamina C devem estar incluídos nesta alimentação. A importância desta suplementação já foi demonstrada como co-ajuvante do tratamento da doença.

A Tuberculose é uma das doenças que mais matam no mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença que pode ser transmitida facilmente pelo ar, pode agravar-se quando associada a vícios e doenças com a diabetes e HIV.

O tratamento para tuberculose é feito com a toma de antibióticos orais, como a Isoniazida e a Rifampicina, que eliminam do organismo a bactéria que provoca o surgimento da doença.

Suco de abacaxi, pimenta e sal
Embora possa parecer uma mistura estranha, segundo uma revisão de remédios naturais no tratamento da tuberculose, foi possível observar que essa mistura tem um poder muito forte para dissolver o muco pulmonar e aliviar a tosse.

Não há problema em tomar gelado para que faz o tratamento correto.

Quem está com tuberculose pode tomar sorvete e comer coisas geladas mesmo com a tosse? Sem extravagância, se percebe que não piora o sintoma (particularidade de alguns), pode. O principal é tratar e acompanhar a resposta clínica.

O repouso é muito importante no primeiro mês do tratamento. A partir do terceiro mês, a pessoa em tratamento já deverá estar em condições de voltar ao trabalho. O médico é quem vai liberar a pessoa para o trabalho, desde que continue tomando a medicação até receber alta curada.

Estou de tratamento da TB um mês e 15 dias, eu já posso sair, pegatu chuvisco? Podes sair sim. Depois de 15 dias de tratamento realizado de maneira correta a pessoa com tuberculose não transmite mais a doença.

Normalmente pessoas com a tuberculose inativa podem continuar com as atividade físicas usuais, somente os que apresentam a forma ativa devem começar aos poucos, sempre com o aval médico.

Já para ajudar no combate ao bacilo da tuberculose, pode ser interessante tomar o chá de equinácea ou astrágalo para melhorar as defesas do organismo e facilitar a cura da tuberculose. Como fazer o chá: colocar 1 colher (de sopa) de uma das plantas citadas em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 5 minutos.

O bastonário esclarece que "desde que a carne seja bem cozinhada, não há risco de contágio para quem a consome, porque as elevadas temperaturas eliminam a micobacterium avium detectada nos suínos".

É comum que o paciente com TB apresente baixo peso e desnutrição por ter falta de apetite e emagrecimento devido ao desconforto em se alimentar por causa da tosse recorrente. Pacientes desnutridos sofrem alterações nos mecanismos imunológicos podendo contribuir para a evolução da doença e o insucesso do tratamento.

Tuberculose miliar: é uma das formas mais graves da tuberculose e ocorre quando o bacilo entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos, havendo risco de meningite.