Como fica o corpo de uma pessoa com tuberculose?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

A pessoa pode tossir meses, sem, contudo pensar na Tuberculose. Outros sintomas incluem falta de apetite, emagrecimento, suor noturno acompanhado de febre baixa que é mais comum no final da tarde. Pode existir catarro esverdeado, amarelado ou com sangue. Nem sempre todos esses sintomas aparecem juntos.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Na tuberculose pulmonar, em adolescentes e adultos jovens, o principal sintoma é a tosse (seca ou produtiva, com expectoração purulenta ou mucoide, com ou sem sangue). Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório (pessoa com tosse por três semanas ou mais) seja investigado para a tuberculose.

A tuberculose é uma doença que não é influenciada pela alimentação. Não há restrição alimentar na tuberculose.

Falta de ar. Presente principalmente nos casos de tuberculose pulmonar, a falta de ar seguida de cansaço ocorre quando há maior acometimento do pulmão, ou seja, em fases mais avançadas. Já no início da infecção, a falta de ar ocorre apenas quando a pessoa faz algum esforço físico.

A pessoa com tuberculose não deve ficar isolada, pelo contrário, precisa do apoio de familiares e amigos para seguir com o tratamento. A doença não é transmitida por objetos ou utensílios compartilhados, como pratos ou colheres, ou mesmo roupas ou lençóis.

O tratamento para tuberculose é feito com a toma de antibióticos orais, como a Isoniazida e a Rifampicina, que eliminam do organismo a bactéria que provoca o surgimento da doença.
...
Os remédios mais utilizados são:

  • Isoniazida;
  • Rifampicina;
  • Etambutol;
  • Pirazinamida.

O tempo para adoecer pode variar de semanas até anos, dependendo da resistência da pessoa. QUANDO ATENDEM UM DOENTE COM TUBERCULOSE? Os profissionais atendem doentes com tuberculose todos os dias durante muitas horas.

Esse microrganismo é um tipo especial de bactéria, também conhecido como bacilo de Koch, em homenagem a Robertto Koch que identificou o Mycobacterium tuberculosis em 1882. A tuberculose mata? Se não diagnosticada rapidamente e adequadamente tratada, sim, a tuberculose pode matar.

Pessoas que sofrem com esse tipo da doença podem sentir dor progressiva nas costas, fraqueza nas pernas, rigidez na coluna, dificuldade de se movimentar e uma massa palpável localizada no final da coluna.

Pode existir catarro esverdeado, amarelado ou com sangue. Nem sempre todos esses sintomas aparecem juntos. Devemos valorizar a tosse, principalmente quando ela dura mais de três semanas.

A tuberculose afeta predominantemente os pulmões, e muitos pacientes, não obstante a cura confirmada bacteriologicamente, terão sequelas da tuberculose, com perda da função pulmonar e sintomas respiratórios crônicos, além de diminuição da capacidade de exercício e da qualidade de vida.

A tuberculose é uma doença grave e silenciosa que ataca comumente o sistema respiratório, provocada por uma bactéria chamada bacilo de Kosh. De fato, estima-se que 30% da população esteja infectada com a doença, mas seu desenvolvimento depende muito do sistema imunológico de cada um.

Suplementar, com nutrientes, a alimentação de pacientes com tuberculose, acrescentando selênio e vitaminas A, C, E e do complexo B, melhora os resultados do tratamento contra a doença respiratória, segundo estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA.