Porque os escritores morriam de tuberculose?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

O diagnóstico de infecção pelo bacilo de Kosh, anterior ao desenvolvimento quimioterápico eficaz contra a doença, era uma sentença de morte e vitimou intelectuais, literatos, poetas e artistas ao longo da história; nomes como Castro Alves, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu, mortos aos 20 anos por causa da ...

Peste branca, tísica consumpção/consunção ou popularmente chamada de doença do peito. Estes são alguns dos termos pelos quais essa velha moléstia foi e é conhecida através dos tempos.

Desde o século XIX a doença era tratada com a terapêutica higieno-dietética, que consistia em uma boa alimentação, repouso e incorporava o clima das montanhas. Para isso, os pacientes eram isolados em sanatórios e preventórios.

A tuberculose óssea costuma se manifestar como uma dor nos ossos, principalmente dor lombar, por acometimento das vértebras da coluna pela infecção (chamado de mal de Pott). A tuberculose óssea não é uma forma muito comum e a dor costuma ser apenas leve a moderada no início do quadro.

Dupla de Simone, Simaria ficou cerca de 10 meses longe dos palcos em dois períodos por conta de uma tuberculose ganglionar: 'Se eu não tivesse passado por...

Simaria, da dupla com Simone
No segundo semestre de 2018, Simaria disse que se afastaria dos palcos por um tratamento da tuberculose ganglionar, doença contra a qual luta desde abril daquele ano, e por uma inflamação no estômago.

Nesta mesma época, no ano de 1882, Robert Koch anuncia a descoberta do agente causador da tuberculose, o bacilo de Koch, cientificamente denominado Mycobacterium tuberculosis. Esta descoberta foi um marco fundamental para o conhecimento da doença e impulsionou várias tentativas de controle e tratamento da enfermidade.

Robert Koch queria agora evidenciar o causador da tísica através de testes com animais e análise microscópica. Em agosto de 1881, iniciou suas pesquisas: infectou duas cobaias com material tuberculoso e esperou que estas adoecessem. Paralelamente, preparava amostras, coloria e examinava-as no microscópio.

Nova vacina contra tuberculose pode fornecer maior proteção do que a BCG, mostra estudo do Butantan - Instituto Butantan.

d) As mortes por tuberculose aumentaram na época da Revolução Industrial, pois as condições de trabalho e de vida dos operários ingleses eram bastante precárias. O ambiente das fábricas era insalubre e as casas em que os operários viviam abrigavam muitas pessoas, não havia coleta de lixo, nem redes de água e esgoto.

Segundo o infectologista, nos últimos anos, fatores como más condições de vida -- desemprego, falta ocasional de remédios, nutrição pobre e má educação -- e a resistência do bacilo da tuberculose a antibióticos vêm contribuindo para o recrudescimento da doença no país.

"A tuberculose é uma doença da pobreza", destaca a OMS em seu mais recente relatório global sobre o assunto. Tanto a pobreza quanto o acesso aos serviços de saúde foram profundamente afetados em muitos países pela pandemia de covid-19.

Os primeiros casos de tuberculose datam de mais de 5.000 anos a.C., segundo evidências arqueológicas em múmias egípcias. A presença da doença também é relatada na América do Sul, com base em estudos em múmia peruana com mais de 3 mil anos.

Por que são necessários três remédios e seis meses de tratamento? Porque o bacilo cresce fora e dentro da célula de defesa. Quando está fora, ele se multiplica muito rápido e adquire resistência também muito rapidamente.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: Febre vespertina.

A tuberculose afeta predominantemente os pulmões, e muitos pacientes, não obstante a cura confirmada bacteriologicamente, terão sequelas da tuberculose, com perda da função pulmonar e sintomas respiratórios crônicos, além de diminuição da capacidade de exercício e da qualidade de vida.

Atinge principalmente os pulmões (forma pulmonar), porém outros órgãos podem ser afetados como: rins, ossos, olhos, entre outros, sendo estas denominadas como tuberculose extrapulmonar.

Simaria ficou afastada dos palcos por tuberculose ganglionar em 2018. A cantora Simaria foi diagnosticada com tuberculose ganglionar em 2018. Ela chegou a ficar internada, no mês de abril, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.