O que não pode faltar na sala de alfabetização?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 2 de maio de 2023
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O que deve ter na minha sala de aula? * É a referência da criança para a escrita e a leitura; * Em letra bastão (inicialmente) com imagens que fazem relação entre o grafema e o fonema; * Alfabeto de bolso (ou concreto) – com objetos que podem ser manipulados.

A partir das conversas, foram elencados sete aspectos que mais interferem no trabalho de alfabetizar, sendo eles: quantidade excessiva de alunos em sala de aula; distorção idade-série; falta de apoio familiar; falta de atenção dos alunos; falta de recursos pedagógicos; carência de formação continuada; falta de apoio ...

Um ambiente alfabetizador ideal é aquele que oferece informações relevantes sobre a escrita e seus usos sociais efetivos, além de incentivar a sua prática, possibilitando fazer perguntas a respeito do funcionamento, da organização, das funções e de tudo o mais que as crianças queiram saber.

O papel do professor alfabetizador deve consistir em criar possibilidades, promovendo práticas pedagógicas que vão além de uma sala de aula, buscando devendo compreender as dimensões de todo esse processo de alfabetizar e que sua prática é capaz de formar sujeitos com autonomia e criticidade.

O papel do professor alfabetizador é de grande importância, pois é ele quem tem os meios e o conhecimento de como levar à criança a aquisição da leitura e da escrita.

"As salas ideais valorizam as ações dos pequenos, suas expressões, a imaginação, as falas e as produções. Para isso, o mobiliário tem de proporcionar flexibilidade. Por fim, é preciso deixar à disposição da turma todos os materiais que permitam variadas possibilidades de expressão - verbal, gráfica e plástica.

Nas paredes das salas que visitamos, encontramos: alfabetos, quadro numérico, tabuada, trabalhos dos alunos, mapas, lista de nomes da turma, expressões escritas dos alunos, exemplos de gêneros textuais, calendário, avaliações de livros que foram lidos, cartaz dos aniversariantes, os combinados da turma, espaço de troca ...

DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO AEE
Sala de recursos multifuncional: espaço físico, mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos; b. Matrícula do aluno no AEE: condicionada à matrícula no ensino regular da própria escola ou de outra escola; c.

Quando chega a fase da escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os primeiros traços são com letras de forma, ideais para essa etapa, pois são mais simples. “A letra cursiva só entra quando o aluno tem pleno domínio da escrita, porque exige mais habilidade e coordenação motora”, explica a coordenadora.

Isso ocorre até mesmo porque é comum que esse tipo de letra seja o primeiro que a criança começa a ter contato e a diferenciar de outros símbolos. O processo de alfabetização tem indicação de ser iniciado pela letra bastão.

É nesta etapa que o aluno aprenderá a ler e escrever, preferencialmente logo no primeiro ano do Ensino Fundamental 1. Ele também terá contato com exercícios matemáticos (adição, subtração, multiplicação e divisão), teorias da biologia, ciências humanas e estudos artísticos.

Mas uma das dificuldades mais sérias para uma alfabetização eficiente no Brasil é a evasão e o baixo desempenho escolar. Em 2019, o ministro da Educação chamou atenção para o problema. “Antes mesmo do início das aulas, 1,5 milhão de jovens já está fora da escola.

Resposta: dentre as razões da dificuldade docente em lidar com os desafios, está a mistificação das turmas, ou seja, as turmas multiseriada, e os comportamentos diferentes que cada criança traz consigo, sua singularidade.

Incentivo à leitura
A leitura é importante para a alfabetização dos alunos e ainda ajuda a desenvolver a imaginação. Além disso, quando é a criança que lê o livro para a turma, ela passa a ter um contato maior com as palavras e começa a fazer associações com as letras e sílabas.

Durante todo o processo de alfabetização, quanto mais as crianças tiverem contato com as letras, melhor será para ler frases no futuro. Um bom começo é ensinar as letras do nome da criança, das pessoas da família e até dos amiguinhos da escola. Não se esqueça de explorar, inclusive, os sons das letras.