Quais letras iniciar na alfabetização?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

c) Método silábico: A palavra já explica - a pessoa vai ser alfabetizada por meio das sílabas, o famoso “ba-be-bi-bo-bu”. O professor começa apresentando as mais simples e depois segue para as complexas (como “tra”, “lha”, “nho”). Aos poucos, a criança passa a montar palavras com as famílias silábicas que já aprendeu.

A base das sílabas na Língua Portuguesa são as vogais (a - e - i - o - u). Sem vogais, não há sílaba. Leia a palavra PIPOCA. Como podemos observar, para pronunciarmos essa palavra, emitimos três consecutivos grupos de fonemas, os quais estão sempre ligados às vogais: PI - PO - CA.

Conhecendo o alfabeto
O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras – ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja:ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado (SOARES, 1998a, p. 47).

A alfabetização é entendida como a apropriação do funcionamento do sistema de escrita alfabética em um processo simultâneo às práticas sociais de leitura e escrita – Por um lado, a criança deve se apropriar do funcionamento do sistema de escrita alfabética.

Não há uma idade exata para começar a ler e a escrever”. Porém, Marina e Kaline esclarecem que as estruturas cognitivas que dão suporte a esse processo já estão formadas por volta dos seis ou sete anos de idade.

Na fase da alfabetização, existem escolas que começam a introduzir as letras por volta dos 4 ou 5 anos de idade. Nesse caso, as crianças que já frequentam a escola podem começar o aprendizado de forma gradual para serem alfabetizadas de fato por volta dos 6 a 7 anos.

Silábico-alfabética:
Nesta fase a criança vê que não é possível escrever apenas com uma letra para cada sílaba. Como essa é uma transição da ”silábica” para a ”alfabética”, a criança começa a escrever algumas vezes representando a sílaba inteira, e em outras usando uma letra para cada sílaba.

Pré-silábica:
É o primeiro passo da criança rumo à alfabetização. Durante essa fase, o pequeno vai começar a perceber duas coisas: Que a escrita está relacionada à fala – embora ainda não consiga diferenciar por completo o que é desenho ou letra.

Essas hipóteses são: a pré-silábica, a silábica, a silábica-alfabética e alfabética.

A, ou a, é a primeira letra do alfabeto latino básico, sendo também, com algumas variações de forma, a primeira letra e primeira vogal dos alfabetos de escrita fonética, com exceção do alfabeto etíope. Em africâner, a letra é pronunciada como "aa".

Significado de Inicial
substantivo feminino Designação atribuída à primeira letra do nome de alguém; a letra que inicia uma palavra.

A letra cursiva é introduzida após o domínio do alfabeto e da letra de bastão - letrinha de fôrma – trabalhada com as crianças no 1º ano do Ensino Fundamental e exige uma maior agilidade e outras habilidades motoras da criança.

Hipótese pré-silábica
Esses alunos ainda não compreendem a correspondência entre o falado e o escrito. Sua leitura é feita de forma global, com o dedo deslizando por toda a escrita, de forma contínua. A escrita do aluno, nessa hipotese, pode ser grafada com letras, desenhos e outros símbolos.

Método Alfabético

Método Alfabético: este é o método mais comum, onde a criança aprende primeiro os nomes das letras do alfabeto para, em um segundo momento, fazer as combinações silábicas e montar as palavras. Silábico: neste método a criança aprende as famílias de sílabas antes de compreender as palavras.

Métodos de alfabetização

  • 1) Alfabético. A saber, este é o método mais tradicional, no qual a criança aprende o nome das letras e depois pratica a soletração para formar palavras. ...
  • 2) Fônico. Este modelo tem o fonema como unidade elementar. ...
  • 3) Silabado. ...
  • 1) Palavrado. ...
  • 2) Sentenciado. ...
  • 3) Global. ...
  • 4) Construtivista.

Sílaba é o som que se pronuncia de uma vez só. A constituição principal da sílaba em língua portuguesa são as vogais (A – E – I – O – U). Isso ocorre porque somente com o uso das vogais é emitido um som que faz sentido ao ser ouvido.

De acordo com o número de sílabas, as palavras podem ser classificadas em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. De acordo com o número de sílabas, as palavras classificam-se em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.