O que não pode fazer durante a amamentação?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

O que não pode fazer amamentando

  • Mãe. ...
  • Bebê ...
  • Tingir os cabelos. ...
  • Tomar remédios sem prescrição médica. ...
  • Praticar exercícios pesados. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos.

1 – A mãe que amamenta não pode beber e/ou comer enquanto o bebé mama. FALSO. O único cuidado a ter é com a possibilidade de se entornar algum líquido ou alimento.

Como evitaras cólicas do bebê durante a amamentação
Alguns alimentos que estão relacionados com a cólica no bebê são o chocolate e os alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis, couve-flor, repolho e e pepino, por exemplo.

Evite leite e seus derivados
Por isso, nos primeiros meses de amamentação pode ser interessante manter os alimentos ricos em lactose longe do cardápio da lactante. E, caso a mãe ingira algum destes alimentos, é importante observar se o bebê irá apresentar cólicas ou gases, num período de 6 a 8 horas.

Sendo assim, o puerpério se divide em 3 fases principais: 3

  • Imediato (1º ao 10º dia);
  • Tardio (11º ao 42º dia);
  • Remoto (a partir do 43º dia).

Algumas proteínas do alimentos, como leite de vaca, por exemplo, podem passar para o leite materno. Se existe alguma história de alergia alimentar na familia, converse com o seu médico sobre restrições alimentares. Qualquer bebê pode reagir a um alimento em particular, embora isso seja raro.

Usar água fria enquanto se está a amamentar é prejudicial
Este tipo de crença não está cientificamente fundamentada. A crença que o bebé pode apanhar uma constipação enquanto a mãe bebe ou mexe em água fria não é verdadeira.

A amamentação pode dar sede, por isso é importante se manter bem hidratada. Qualquer pessoa deve ingerir de seis a oito copos de líquido por dia – e mais ainda quando amamenta. Como regra geral, beba um copo de água, leite ou suco de frutas sem açúcar sempre que estiver amamentando.

Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).

Outra classe de bebidas e alimentos que causa cólicas nos bebês é a que contém adoçantes industrializados, como refrigerantes e sucos. Como esse ingrediente pode passar para o leite materno, ele pode causar vômitos e náuseas nos pequenos, além de cólicas7.

O pico de início da cólica ocorre entre 6 a 8 semanas de vida do bebê, mas há casos em que inicia antes. Na maioria das vezes ocorre no período noturno. Uma crise de cólica pode durar minutos ou até mesmo horas. Já a fase de cólicas em si geralmente é resolvida entre 10-12 semanas de vida.

A cólica se caracteriza por acontecer sempre no mesmo horário do dia, geralmente no final da tarde ou por volta da meia noite e tem duração aproximada de 3 horas.

Seu estômago pode estar distendido com gases. O choro pode ocorrer a qualquer hora, embora, frequentemente, piore no início da noite. Infelizmente, não há explicação definitiva sobre por que isso acontece.

Especialistas médicos dizem que, apesar do açaí conter todas as substâncias naturais e benéficas, ainda faltam estudos clínicos mais precisos para provar se de fato o açaí ajuda na amamentação e não prejudica a saúde do bebê.

Quando o bebê suga no bico do seio da mãe, faz com que libere o hormônio ocitocina, que contrai a musculatura do útero. Dessa forma, amamentar ajuda o útero a voltar ao tamanho normal de forma mais rápida, evitando sangramento e casos de anemia para a mãe.

6 dicas para vivenciar o puerpério da melhor maneira possível

  1. Mesmo que não consiga dormir, descanse. ...
  2. Não descuide da alimentação e mantenha-se hidratada. ...
  3. Divida as tarefas com o parceiro. ...
  4. Aceite ajuda de pessoas próximas. ...
  5. Converse com outras mães. ...
  6. Estabeleça horários para as visitas.

O período de puerpério dura, em média, de 5 a 6 semanas. Ele começa logo após o nascimento da criança e termina quando a mulher inicia novamente sua ovulação. É importante ressaltar que este período é uma estimativa, ele pode ser mais longo para parte das mamães.

Algumas dicas simples para aumentar a produção de leite materno são:

  1. Beber mais água. ...
  2. Consumir alimentos que estimulam a produção de leite. ...
  3. Massagear os seios. ...
  4. Descansar. ...
  5. Amamentar sempre que o bebê estiver com fome. ...
  6. Esvaziar o máximo a mama. ...
  7. Olhar o bebê durante a amamentação.

Por quanto tempo eu devo amamentar meu filho? O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam a amamentação até os dois anos de idade ou mais, sendo somente leite materno (aleitamento materno exclusivo) nos primeiros 6 meses, sem necessidade de sucos, chás, água ou outros alimentos.

O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal. Então a primeira avaliação é o ganho de peso do neném.

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares.