Quais os alimentos que devem ser evitados durante a amamentação?

Perguntado por: eperes7 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.

Lista de alimentos que causam cólica no bebê

  • Leite. ATENÇÃO: não estamos falando do leite materno! ...
  • Chocolate. Para a tristeza de muitas pessoas, os chocolates também podem contribuir para as cólicas no bebê. ...
  • Leguminosas. ...
  • Vegetais crucíferos. ...
  • Carnes vermelhas. ...
  • Café

Desse modo, quem amamenta pode, sim, comer ovos, exceto se houver a presença de alergia. A quantidade indicada por nutricionistas é de três a quatro ovos por semana. Os especialistas alertam apenas para que haja moderação, porque, assim como outras comidas, a ingestão de ovo em excesso pode fazer mal ao organismo.

5. Alimentação da mãe

  • Brócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas;
  • Pimentos, pepino e nabo;
  • Feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas;
  • Chocolate.

Os alimentos ricos em cafeína, como café, refrigerantes de cola, energéticos, chá verde, chá mate e chá preto devem ser evitados ou consumidos em pequenas quantidades durante a amamentação, isto porque o bebê não consegue digerir a cafeína tão bem quanto os adultos, e o excesso de cafeína no corpo do bebê, pode causar ...

Confira outras dicas que ajudam a diminuir os gases do bebê:

  1. Massagear a barriga do bebê ...
  2. Preparar adequadamente o leite do bebê ...
  3. Dar mais água para o bebê ...
  4. Preparar corretamente os mingaus. ...
  5. A mãe deve evitar comer alimentos que provocam gases.

Não existem evidências de que a fruta possa causar as desconfortáveis cólicas no bebê, sendo que a banana é um dos alimentos indicados para a lactante, já que a fruta é uma fonte nutriente e rica em fibras, que vai auxiliar no bom funcionamento do intestino.

Dar preferência para carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, cereais, grãos e pão integral; Comer 2 a 3 porções de lácteos, como 1 copo de leite desnatado ou semi desnatado, 1 fatia de queijo branco e 1 iogurte natural, por exemplo.

Nos primeiros meses de vida é muito comum ocorrências do bebê com gases1. Elas podem ser do estômago ou no intestino, ocorrem durante a amamentação por engolir ar ou até mesmo durante o choro quando ocorre à ingestão de ar, chupar chupeta ou dedo também podem ser responsáveis pelo acumulo de gases.

Evite leite e seus derivados
Por isso, nos primeiros meses de amamentação pode ser interessante manter os alimentos ricos em lactose longe do cardápio da lactante. E, caso a mãe ingira algum destes alimentos, é importante observar se o bebê irá apresentar cólicas ou gases, num período de 6 a 8 horas.

A princípio quem amamenta está completamente liberada para comer de tudo, incluindo vegetais como brócolis, couve-flor, couve, couve-de-bruxelas e leguminosas como feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha.

"Alimentos ricos em açúcar, pão branco e arroz branco também devem ser evitados. São extremamente calóricos e, por isso, contribuem para o ganho de peso materno e do bebê", explica Luciana. Mesmo assim, a nutricionista ainda destaca que não existe um alimento específico que cause cólicas ou dores no bebê.

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

Confira alguns sintomas comuns de cólica em bebê:

  1. choro constante;
  2. movimentos de contorção;
  3. pernas flexionadas em direção ao abdômen;
  4. barriga endurecida;
  5. eliminação de gases;
  6. rosto avermelhado;
  7. mãos com punhos fechados;
  8. expressão de dor e sofrimento.

Ótimas opções são: água de coco, melancia e frutas/verduras vermelhos e alaranjados como manga, mamão, morango, cenoura e beterraba.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

2. Consumir alimentos que estimulam a produção de leite

  • Alho;
  • Aveia;
  • Gengibre;
  • Feno-grego;
  • Alfafa;
  • Bebidas à base de cereais, como malte;
  • Spirulina.