O que não pode fazer na escola militar?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Cabelo com padrão militar (sem topetes, moicanos, desenhos, tranças, black power, etc) Não utilizar piercing, brinco, alargador ou similares quando estiver utilizando o uniforme ou participando das atividades escolares.

Usar brincos ou boné, sentar no chão, mascar chiclete, trocar figurinhas ou optar pelo próprio corte de cabelo são consideradas infrações pelo Regulamento Disciplinar para as Unidades de Ensino do Distrito Federal participantes do Programa Colégios Cívico-Militares.

As meninas podem usar cabelos longos ou curtos, desde que presos em coque, rabo de cavalo ou trança. Questões atinentes às características representativas de identidade também podem ser admitidas por decisão da equipe.

Em relação aos cabelos pintados, o regimento atual diz que está vedado, segundo a PM, o uso de coloração não natural.

Nos colégios militares, não é permitido usar cores de cabelo diferentes das naturais ou muito chamativas.

o tempo de trabalho pelo tempo de folga mínimo deve seguir uma das seguintes opções: (24/24 – 24/48 – 24/72 – 24/96...), ou seja, em (24/24) o militar cumpre guarda durante um dia (24 horas) e folga por um dia (24 horas); em (24/48) o militar cumpre guarda por um dia (24 horas) e folga por dois dias (48 horas) e assim ...

É importante se atentar, principalmente para as meninas que forem fazer a prova, que ao realizar a prova do concurso do Colégio Militar não é permitido usar acessórios. Por isso, as crianças precisam tirar brinco, pulseiras, colares, relógios e qualquer outro tipo de acessório nesse sentido.

#4 - Posso levar celular para a Escola? Pode sim, porém o uso do aparelho somente é permitido nos períodos noturnos, quando o candidato poderá entrar em contato com os seus familiares e amigos.

Namoro entre alunos e celulares dentro da escola não são permitidos. Os livros, ao fim do ano letivo, devem ser devolvidos, sob pena de não ter a matrícula renovada.

MPF diz que escolas militarizadas não podem interferir em corte de cabelo ou cor das unhas dos alunos.

Última atualização em 27/07/2019 às 10:53. São Paulo - O Ministério Público Federal (MPF) da Bahia determinou ontem que escolas públicas militarizadas não mais interfiram em corte de cabelo, cor de unhas e maquiagem de estudantes ou os impeçam de namorar e se manifestar politicamente.

“Não há arcabouço legal que permita ao Diretor de uma escola, Militar, militarizada ou não, a se imiscuir em assuntos atinentes à vida particular do aluno e as suas famílias, como a escolha da cor do cabelo”, contextualiza Oliveira no despacho.

Um grande diferencial das escolas militares também é o leque de opções de atividades que elas oferecem aos alunos. Eles têm a possibilidade de participar de atividades de esporte, lazer e cultura, fazer aulas de reforço e deixar fluir o seu talento para a arte, pela participação em oficinas relacionadas ao tema.

Qual é a comparação do salário de Aluno Oficial na empresa Exército Brasileiro com a faixa salarial base do cargo? A média salarial de Aluno Oficial é de R$ 1.655 por mês em Brasil, que é 17% maior do que a média salarial mensal da empresa Exército Brasileiro para essa vaga, que é de R$ 1.408.

Assim, durante a Segunda Guerra Mundial, se impôs definitivamente o barbear e o corte de cabelos, considerando a padronização da tropa, a higiene dos militares e, também, em razão da segurança destes, que podiam prender os cabelos em armas, causando acidentes até mesmo fatais.

Nos manuais do Colégio Militar do Rio de Janeiro e no de Porto Alegre, estão listadas inclusive as cores permitidas nas unhas das meninas: branco e rosa claro na unidade do Rio Grande do Sul, e estas mais “tons terrosos claros” e “francesinha” no colégio carioca.

O Edital não diz nada sobre piercings especificamente, mas vamos tomar por base algo bem próximo: os alargadores. O uso de alargadores dentro da Polícia Militar é motivo de inaptidão. Caso você, candidato, possua o indicado é que você retire e se necessário passe por uma cirurgia reparadora.

O uniforme obrigatório exige que os meninos usem, em dias letivos normais, camisa meia-manga com ombreiras, calça comprida, cinto, meia e sapatos sociais. Eles só podem usar bermuda para as atividades físicas. – Meninas: O cabelo deve estar “cuidadosamente arrumado” para o uso correto da boina que integra o uniforme.

As aulas são em período integral. A regra é de uso obrigatório de uniformes específicos com padrão militar. Os meninos são proibidos de usar brincos e pulseiras e as meninas têm que usar cabelo preso. A proposta desta escola é preparar os estudantes para a carreira militar, tanto na PM quanto nas Forças Armadas.

Esse corte, usado não só no Exército como também na Marinha e na Aeronáutica, é chamado de “meia cabeleira curta”. A nuca é raspada com máquina nº 2 e o resto com máquina 3. A origem da prática remonta à 1ª Guerra Mundial, por questões de higiene e de segurança pessoal.