O que não se pode fazer na internet?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Neste artigo vamos listar os riscos de 7 coisas que você não deveria fazer na internet.

  • Usar a mesma senha pra tudo.
  • Conectar em wi-fi´s desconhecidos.
  • Compartilhar seu cartão de credito pelo WhatsApp.
  • Ficar se exibindo nas redes sociais.
  • Expor seus filhos nas redes sociais.
  • Pedir orçamentos em sites suspeitos.

Vírus, golpes e vazamento de dados são apenas alguns dos riscos da internet. E, embora a maioria deles possa afetar qualquer indivíduo online, alguns são particularmente perniciosos para crianças e adolescentes.

Campanhas de ódio, assédios, exposição da intimidade alheia e até tentativa de homicídio usando a internet como meio de aproximação são riscos enfrentados com frequência cada vez maior pelos internautas. A internet e as redes sociais criaram um espaço infinito para a livre circulação de ideias e opiniões.

Privacidade na navegação, ou privacidade online, descreve o direito de cada indivíduo sobre suas informações, ou seja, o controle ao acesso, compartilhamento ou armazenamento dos seus dados. A privacidade é um direito fundamental do ser humano, ligado à sua personalidade e liberdade.

Quais são os principais riscos aos quais os seus filhos podem estar expostos?

  1. Cyberbullying. Também conhecido como assédio virtual, esse é um novo tipo de agressão que vem se tornando comum no meio digital. ...
  2. Exposição indevida de dados privados. ...
  3. Download de arquivos maliciosos. ...
  4. Sextorsão.

O lado ruim da internet é que, no momento que a pessoa vicia, na maior parte dos casos, passa a sair menos de casa, preferindo passar horas na frente do computador, do que ir ao parque com os amigos, por exemplo.

Os malefícios da internet estão em muitas pessoas se isolarem de suas vidas sociais, trocando o convívio ao lado da família e amigos por amigos virtuais que nem conhecem, troca o divertimento, laser [lazer] social por jogos online. Ficar horas a fio em frente ao PC tem sido a opção de muitas pessoas.

Tinder

Quando se trata de aplicativos inadequados para crianças e adolescentes, o Tinder está no topo da lista devido ao risco imediato de sequestros e abusos, já que é um plataforma apenas para adultos.

“Hoje em dia, com a popularização das redes sociais, a exposição no ambiente digital passou a fazer parte da rotina de todo mundo, é uma forma de interação que permeia lazer, trabalho, estudo e convivência social, em que para se fazer presente, é imperativo se expor”, destaca o diretor de educação da ONG SaferNet, ...

Além disso, uma boa ideia é estabelecer horários e momentos para acessar as redes e também a duração. Se tiver dificuldade em encontrar ou seguir um limite de acesso, existem alguns aplicativos que alertam que é hora de desconectar um pouco! Confie em mim, seu estresse, ansiedade e até insônia vão melhorar bastante.

Há dois tipos principais: PII não sensível – Informação que já seja de registro público como uma lista telefônica ou um diretório online. Informação identificável não pessoal (non-PII) – Dados que não podem ser usados para identificar uma pessoa.

Através do cruzamento de banco de dados, empresas compram dos provedores informações essenciais, chamados de “dados sensíveis” para remeterem suas propostas comerciais devassando a vida privada e/ou a sua intimidade de outrem, onde o usuário não imagina como tal empresa levantou esses dados ou conhece tão a fundo suas ...

Talvez você acredite que a rede social mais usada no Brasil em 2022 seja o Instagram. Está enganado, é o WhatsApp. Logo em seguida vem o YouTube, agora sim, o Instagram e Facebook. Mas, ainda, aparecem atrás dessas, o Tik Tok, Messenger, Linkedin e Pinterest.

São elas:

  • Imponha um limite semanal. ...
  • Converse com as crianças e os jovens. ...
  • Mostre de que forma as redes sociais podem ser úteis. ...
  • Reforce o cuidado com o que é postado. ...
  • Incentive a leitura. ...
  • Crie passeios ao ar livre. ...
  • Mantenha-se informado. ...
  • Adote ferramentas de apoio.

Facebook

Como já era de esperar, o Facebook lidera a lista de redes sociais mais usadas no mundo. Criado por Mark Zuckerberg e lançado em 2004, ele é a rede social mais acessada e utilizada no mundo todo, com mais de 1,5 bilhões de usuários cadastrados, sendo 83 milhões brasileiros.

1. Abuso sexual de crianças e adolescentes na Internet: são todas as formas de abuso realizadas através da internet. 2. Cyberbullying/Assédio virtual: violência praticada com o objetivo de agredir, perseguir, ridicularizar e/ou assediar.

Ela é, antes de mais nada, um meio, uma plataforma. Mas as redes sociais, em particular, têm um potencial de induzir comportamentos muitas vezes desmedidos em frente às telas, sem falar no seu aspecto viciante, como acusam alguns estudos.

A facilidade de uso e processamento muito rápido acabam por prejudicar a produtividade e inovação de cada um. Desempenhar diversas tarefas também pode resultar em um impacto negativo sobre o equilíbrio entre vida profissional e familiar, afetando diretamente o bem-estar dos indivíduos.

Facebook

De acordo com um estudo chamado “US Digital Trust Survey”, realizada pela empresa de pesquisas Insider Intelligence, o Facebook é a rede social menos confiável nos Estados Unidos.

A imagem tem esse poder de provocar uma comparação social de forma imediata, o que pode desencadear uma sensação de inferioridade. Isso faz com que o outro procure por uma busca frenética em transmitir uma imagem de perfeição (irreal) em todos os momentos”, explica a psicanalista.

Continuar lendo O que é internet?