O que nos faz ser brasileiro?

Perguntado por: areis . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Brasileiro não tem um perfil definido, somos uma mistura de muitos povos, e essa é justamente nossa maior qualidade! Tem brasileiro descendente de índio, europeu, africano, asiático… e isso se reflete na cor da nossa pele, dos nossos olhos, no estilo dos nossos cabelos e nos nossos traços.

Estudiosos da cultura nacional chamam a atenção para um fenômeno característico da formação do povo brasileiro: a miscigenação. Historicamente, somos fruto da mistura das culturas negra, indígena e europeia, e essa mistura seria, em grande medida, definidora da nossa identidade.

São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.

Algumas características remetem ao povo brasileiro. A espontaneidade, a alegria, a irreverência e a sim- patia podem ser elencadas como as principais. Muitos chegam ao país e adquirem os produtos brasileiros, esperando encontrar essas características impressas.

Naturalização brasileira ordinária

  1. ter capacidade civil, segundo a lei brasileira;
  2. ter residência em território nacional, pelo prazo mínimo de 4 anos;
  3. comunicar-se em língua portuguesa, consideradas as condições do naturalizando; e.
  4. não possuir condenação penal ou estiver reabilitado, nos termos da lei.

Art. 12- São brasileiros: I – natos: c) os nascidos no estrangeiro, de pai ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente, ou venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira."

A população brasileira é o resultado de uma grande mistura de culturas e características físicas de diversas partes do mundo. São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira.

Resposta verificada por especialistas. Ser brasileiro além de nascer no Brasil, implica ter orgulho de sua nação, costumes e tradições, representar ela em todo o mundo com muita satisfação.

Devido a um grande processo de miscigenação de etnias, o Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do mundo. De maneira simplificada, pode-se dizer que a formação cultural do Brasil é o resultado da miscigenação entre o indígena, o negro e o imigrante europeu.

A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano, como também dos diversos imigrantes.

O conceito de brasilidade é baseado em aspectos da cultura nacional (tanto os ligados à natureza quanto à vida nos grandes centros), e tem como fonte de inspiração o trabalho com formas, tons, texturas e a cultura que remete, sobretudo, ao conforto e ao verde exclusivo da flora brasileira.

Criada pela Lei 13.444/2017, a Identificação Civil Nacional - ICN é o programa destinado a identificar todas as brasileiras e os brasileiros em suas relações com o estado e com órgãos privados.

A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

Morin (2002) observa que a nossa identidade humana é constituída numa relação dialógica da tríade indivíduo/espécie/sociedade.

O vocábulo brasileiro hoje designa aquele que nasce no Brasil. Todavia, do século XVI ao final, provavelmente, do século XVIII, brasileiro denominava os indivíduos que se dedicavam ao negócio do pau-brasil.

O Brasil é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, alegre, com reunião de pessoas, de festa, por causa do futebol e do Carnaval e onde as pessoas vivem bem.