O que o alecrim espanta?

Perguntado por: ecurado4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Além de dar um sabor todo especial aos seus pratos, o alecrim é capaz de repelir facilmente mosquitos e manter seu jardim seguro. De fácil cultivo, não requer muita água e pode ser plantada em vasos. O alecrim repele os mosquitos, mas atrai as abelhas, que produzem um mel de extrema qualidade a partir de suas flores.

Muitas espécies de plantas existentes na natureza repelem insetos. As mais conhecidas são a citronela, a lavanda, o manjericão, a erva-cidreira, a cânfora, a hortelã e o crisântemo.

Plantas que repelem mosquitos: quais são as mais indicadas?

  1. Citronela. Ramos de citronela ajudam a espantar os insetos neste arranjo criado em um chapéu de aniversário (Foto: Produção: Luana Prade | Foto Cacá Bratke / Editora Globo) ...
  2. Lavanda. ...
  3. Manjericão. ...
  4. Alecrim. ...
  5. Boldo. ...
  6. Hortelã ...
  7. Arruda.

Arruda. Usada desde tempos antigos por curadores e benzedeiras, a arruda é uma planta poderosa para energizar a casa e afastar o mau-olhado e a inveja. Segundo a tradição, um vaso na entrada da residência traz proteção e barra as más vibrações.

Essência de Alecrim: Pingue duas gotinhas de essência de alecrim em chumaços de algodão e espalhe-os pela casa, o cheiro também espantar baratas. Mas cuidado com o excesso, pode fazer mal para animais de estimação.

O alecrim é uma planta linda, que na primavera, quando o sol bate, solta uma infinidade de flores azuis, minúsculas e expande seu aroma por toda a casa. Tenha vasos de alecrim em suas janelas e espalhe alguns pelo jardim. Use as folhas de louro, espalhadas pela casa, para repelir moscas.

A mosca varejeira também significa um alerta para condições negativas que eventualmente estão sendo ignoradas, como um perigo próximo ou impedimento de algo que não deixa você alcançar seus objetivos.

A maioria está relacionada a um fator: os odores expelidos pela pele. “Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele.

As moscas não suportam o cheiro de vinagre, e por isso, não entram na sua casa.

Óleo de citronela: planta medicinal e repelente que afasta mosquitos e pernilongos, além de ter um cheiro cítrico e agradável para os humanos. Dá para plantar em jardins, quintais e vasos; Óleo de lavanda: afasta pernilongos, moscas, pulgas e carrapatos.

Quais as principais plantas que repelem os mosquitos? Sálvia, alecrim, coentro, citronela, losna e tagetes são as melhores opções de plantas que repelem mosquitos. Isso porque elas possuem cheiros fortes que são bastante agradáveis para nós, mas que incomodam muito os insetos.

Recorra às velas aromáticas
A principal dica para tornar o local menos atraente para os insetos de luz é usar aromas e específicos - de citronela, lavanda, eucalipto, alecrim ou capim-limão - como repelentes naturais. Por isso, recorrer às velas aromáticas pode ser uma alternativa inteligente!

Citronela contra pernilongos

  1. Coloque um difusor de citronela no ambiente;
  2. Deixe agir por algumas horas;
  3. Retire o difusor do local;
  4. Deixe as portas e janelas fechadas para a citronela fazer efeito.

Se o alecrim está seco, a falta de sol e o excesso de água podem ser os responsáveis, como é o caso da planta do vídeo. Olha só que matemática maluca a dessa planta: menos sol e mais água é igual a um alecrim seco.

Os sintomas e características apresentadas pela vítima são: olhos lacrimejantes, bocejos constantes, moleza no corpo, ausência de apetite e tristeza. O indivíduo com quebrante pode adoecer, definhar e até morrer. Segundo a cultura, a referida “síndrome” pode inclusive se manifestar em animais e plantas.

O teste usado para confirmar se o mau-olhado foi lançado é realizado colocando uma gota de azeite em um copo de água, geralmente água benta. Claro que em condições normais o azeite vai flutuar, mas se a gota afundar, então o mau-olhado foi lançado.

Por mais que muitas pessoas simplesmente adorem o cheiro da folha de louro, as baratas odeiam este aroma e tendem a fugir dele. A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência e que também possam ser considerados um esconderijo, como, por exemplo, em armários e debaixo do fogão.