Quanto mais idoso mais difícil cicatrização?

Perguntado por: evieira4 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Quando envelhecem, as células perdem a mesma capacidade de divisão que possuíam antes. Por consequência, a pele se torna mais fina. Além disso, a substituição das células de gordura, que formam uma camada amortecedora sob a pele, também diminui com a idade. Portanto, a pele dos mais velhos é mais propensa a lesões.

Com o passar dos anos, a pele perde elasticidade e fica mais fina, tornando-se mais suscetível a lesões por agressões externas. Outras caraterísticas comuns na pele do idoso são a diminuição dos vasos sanguíneos e das glândulas sebáceas e sudoríparas, prejudicando a função imunológica e favorecendo infecções.

Para os médicos, qualquer ferida que não cicatriza em um prazo de 4 a 6 semanas deve ser tratada com mais atenção. Se o ferimento atinge o estágio crônico, ou seja, se a dificuldade de cicatrização é maior do que este período, passa a ser chamada de úlcera.

Esse poder é tão eficiente, que estudos já comprovaram que uma ferida na boca pode cicatrizar 5 vezes mais rápido do que se estivesse em outro lugar do corpo.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

Alimentos ricos em vitamina K auxiliam no processo de coagulação, uma das primeiras e mais importantes fases do processo de cicatrização. É possível encontrar esse nutriente principalmente em vegetais folhosos e legumes de tom escuro como o couve, o espinafre, o brócolis, o alface e aspargos.

Alimentos com vitaminas A e B
O cobre, o ferro e o zinco são elementos envolvidos em várias etapas da cicatrização e, portanto, necessários. Invista em ovo, manga, cenoura, fígado, agrião, salmão, batata e leite. O importante é manter uma dieta saudável e balanceada.

Essa dificuldade de cicatrização ocorre devido a complicações cardiovasculares, que causam o bloqueio ou a diminuição da circulação sanguínea, e devido ao excesso de glicose (açúcar), que pode prejudicar o funcionamento do sistema imunológico.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

Os idosos são as pessoas mais susceptíveis a desenvolver LP, devido às próprias condições causadas pelo envelhecimento do corpo humano, como a diminuição da espessura da pele, das fibras elásticas e rigidez do colágeno, além da redução do tecido adiposo subcutâneo nos membros, diminuição de capila- res da derme, que ...

A pele perde um pouco de sua elasticidade. Ela se torna mais seca devido ao comprometimento da função de barreira e à diminuição da produção de óleos essenciais, como sebo. O número de extremidades nervosas diminui, então a sensação fica reduzida.

Entre as alterações fisiológicas do tecido tegumentar que estão presentes no idoso destacam-se maior fragilidade cutânea e menor capacidade da pele de atuar como barreira contra fatores externos; termorregulação deficiente em resposta ao calor, decorrente da diminuição do número de glândulas sudoríparas; pele mais seca ...

O dano tissular é o evento inicial que desencadeia todo o processo de restauração. Imediatamente, o corpo tenta fazer a hemostasia com a contração dos pequenos vasos próximos. Nesse momento, há a agregação plaquetária, ativação da cascata de coagulação e formação de uma matriz de fibrina.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

Saiba quais são elas:

  1. Homeostase. O objetivo aqui é estancar o sangramento. ...
  2. Fase inflamatória. Se o objetivo na primeira fase era evitar o vazamento de sangue, a segunda fase foca na destruição de bactérias. ...
  3. Fase proliferativa. Com a ferida limpa de células e tecidos mortos, tem início a fase 3. ...
  4. Fase de maturação.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).