O que o exame de impedanciometria?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Impedanciometria é um exame usado no diagnóstico de problemas da audição. O procedimento é rápido e indolor, e não tem contraindicações, podendo ser realizado sozinho ou em conjunto com outros métodos diagnósticos. A impedanciometria é composta por dois procedimentos: timpanometria e medida de reflexo acústico.

A audiometria tonal e vocal costuma ter uma valor mínimo de 100 e pode chegar a 150 reais e se for com impedanciometria (outro exame), o total fica no entorno de 180 a 250,00.

A imitanciometria, também conhecida por impedanciometria, é um exame complementar à audiometria para avaliação da audição. É um procedimento fácil, de rápida execução e que auxilia os resultados apresentados ao final do diagnóstico médico.

Quando um médico pede a impedanciometria ele precisa saber se há algum problema no ouvido médio, que é impossível verificar sem o exame. Dependendo do problema, a falta de tratamento pode causar ruptura do tímpano por excesso de líquido e dificuldade para ouvir.

Não será aceito solicitação de fonoaudiólogo ou de qualquer outro profissional da área de saúde. -O cliente não deve estar com dor no ouvido e/ou cera no dia da avaliação. -Somente poderá ser agendado com ANESTESIA quando for solicitado junto com o exame “ORLATINF com ANESTESIA”.

Portanto, não tenha nenhum receio em realizar este exame em seu filho e procure um fonoaudiólogo especializado na área de audiologia! A impedanciometria é um exame rápido, não invasivo, de resultado objetivo que tem como objetivo avaliar o ouvido médio (para saber se há secreção no ouvido, otites...).

A timpanometria é a primeira etapa de um exame denominado imitanciometria. A finalidade é analisar a pressão no tímpano e a transmissão de estímulos sonoros para os ossículos do ouvido. Desse modo, é possível detectar possíveis problemas de audição.

Apesar de sua importância na avaliação audiológica e ser um teste rápido e também indolor, cabe ao médico otorrinolaringologista avaliar a necessidade deste exame para realizar o diagnóstico de maneira adequada.

esteja entre 15 e 19 se considera como audição normal. No entanto se for maior do que 90 dB a perda será considerada de suave a moderada. Quando o valor de D.P. for menor do que 10, mas o limiar para o ruído branco for menor que 100, será considerada como suave a moderada.

Como é feito
O exame é feito dentro de uma cabine, colocando-se fones que emitem alguns tipos de som na orelha (tom puro ou similar ou sons de fala) e o paciente responde a cada vez que escuta estes sons.

Audiometria tonal: avalia o grau de audição do paciente em relação a sons emitidos em diversas frequências. Pode ser realizado por via aérea comum ou por via óssea. Audiometria vocal: avalia a capacidade que o paciente possui para entender a voz humana.

Como é feito o exame
É colocado um fone e uma pequena sonda na entrada do canal auditivo, o paciente sente uma leve pressão no ouvido e ouve um estímulo sonoro. O equipamento computadorizado avaliará o estado funcional do ouvido médio.

A impedância dum sistema acústico traduz a sua capacidade de transmitir uma onda sonora. Ela define-se como a relação entre a pressão acústica da onda sonora e a velocidade de deslocamento das partículas no meio de propagação da onda.

O exame de audiometria tonal dura aproximadamente 30 minutos e visa avaliar a função auditiva do paciente (inclusive crianças em idade pré-escolar) através da obtenção de limiares auditivos, estabelecendo o mínimo de intensidade de estímulos sonoros que o indivíduo percebe e avaliando o tipo e grau da perda auditiva.

O tratamento envolve cuidados de suporte e manejo dos fatores contribuintes da doença. Alguns pacientes podem se beneficiar com uma tentativa de corticosteroides intranasais. Descongestionantes e anti-histamínicos são ineficazes no tratamento da disfunção da tuba auditiva.

O CID H90 significa que o paciente apresenta perda de audição, em uma dessas situações: Transtorno de condução: impede o envio dos sinais sonoros até o ouvido interno, podendo ser causado por deficiência no canal auditivo externo, tímpano ou ouvido médio.