O que o filho do meu irmão é meu?

Perguntado por: rresende7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

sobrinho - filho de irmão ou irmã, ou de cunhado ou cunhada… primo- neto - filho de filho ou filha, em relação ao avô ou à avó…

A sobrinha de uma pessoa é a filha da irmã ou do irmão dessa pessoa, que é sua tia ou tio.

Os filhos dos sobrinhos são sobrinhos-netos. Um sobrinho-neto é um filho de uma sobrinha ou sobrinho. No caso de um tio que seja irmão do avô ou avó dizemos que é o nosso tio-avô. Este substantivo apresenta as seguintes flexões: sobrinha-neta, sobrinhos-netos, sobrinhas-netas.

Indivíduo que é filho de um sobrinho ou de uma sobrinha, em relação aos seus tios-avós. Feminino: sobrinha-neta. Plural: sobrinhos-netos.

Significado de Meia-irmã
substantivo feminino Irmã somente por parte de pai ou por parte de mãe. Etimologia (origem da palavra meia-irmã). Meia, "metade" + irmã.

Grafia no Brasil: segundogênito.

Nos próximos capítulos da novela "Pantanal", o filho Irma (Camila Morgado) nascerá após ser abandonado por Trindade (Gabriel Sater). Entretanto, o peão voltará à fazenda para ajudar no parto da ruiva que terá complicações.

Meio-irmão ou meia-irmã é a denominação aplicada ao irmão ou irmã que possui grau de parentesco apenas por parte de mãe ou apenas por parte de pai. Por parte de mãe, os filhos são denominados "uterinos", por parte de pai, os filhos são denominados "consanguíneos".

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinosobrinhosobrinhos
Femininosobrinhasobrinhas

Se o tio é parente de terceiro grau, logo o primo é parente de quarto grau, porque existe um grau entre eles. Em resumo: filho e pai = 1 grau; pai e avô = 1 grau; avô e tio = 1 grau; e tio e o filho dele = 1 grau. Logo, entre primos diretos, o parentesco é de quarto grau.

A forma correta de escrita da palavra é SOBRINHA, com "o" na primeira sílaba. A palavra subrinha, com "u", não existe, estando errada. SOBRINHA é o feminino de sobrinho. Os substantivos sobrinha e sobrinho indicam uma relação de parentesco.

Grau de parentesco sanguíneo

  • Linha ascendente: 1º grau (pais), 2º grau (avós), 3º grau (bisavós) e 4º grau (trisavós).
  • Linha descendente: 1º grau (filhos), 2º grau (netos), 3º grau (bisnetos) e 4º grau (trinetos).

A partir daí, todos os outros primos são chamados de primos de 2º, 3º, 4º grau, etc. Por exemplo, o filho do primo é chamado de primo-sobrinho e o primo do pai é chamado de primo-tio, sendo os dois filhos de dois primos diferentes primos de terceiro grau entre si, e assim por diante.

Filho da prima-sobrinha ou do primo-sobrinho, em outras palavras, neto da prima ou do primo, em mais outras palavras, bisneto da tia ou do tio.

A irmã do avô ou da avó, com relação aos netos destes. Plural: tias-avós. Plural: tias-avós.

Irmão do avô ou da avó em relação aos netos destes.

bisneto(a) (2ª geração) = filho(a) do(a) neto(a).

O Código Civil apenas proíbe as uniões civis entre parentes.

Aqueles que são filhos da mesma mãe, mas de pais diferentes, são irmãos uterinos. Os que são filhos do mesmo pai, mas de mães diferentes, são irmãos sanguíneos ou consanguíneos.

Irmãos completos geralmente compartilham entre cerca de 2200 cM a cerca de 3400 cM de DNA, ou cerca de 37,5 a 61%. A razão pela qual a resposta varia de par de irmãos para par de irmãos é a recombinação: enquanto ambos receberam 50% de seu DNA das mesmas duas pessoas, os exatos 50% que herdaram é aleatório.