O que o filho do meu tio avô é meu?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

O filho do tio-avô, é o seu primo-tio.

Sobrinho-neto ou Tio-avô

Grau de parentesco
...a-avó ou filha do tio-avô primo-tio: filho da tia-avó ou filho do tio-avô prima-sobrinha: f...

Parentesco em linha colateral
2º grau: (irmãos). 3º grau (tios e sobrinhos). 4º grau (tios-avós, primos e sobrinhos-netos).

sobrinho-neto - filho do sobrinho ou da sobrinha… primo - pessoa em relação aos filhos de seu tio ou de sua tia ou aos respectivos descendentes…

so·bri·nho·-ne·to |é|
Indivíduo que é filho de um sobrinho ou de uma sobrinha, em relação aos seus tios-avós. Feminino: sobrinha-neta. Plural: sobrinhos-netos. Feminino: sobrinha-neta.

Primo em segundo grau : a) primo do pai ou da mãe de um indivíduo em relação a este; b) filho de primo ou prima do pai ou da mãe de um indivíduo, em relação a este. Primo em terceiro grau : filho de um primo em segundo grau de um indivíduo em relação a este.

Palavra referente para o pai de cada uma das 16 tetravós e também para o pai de cada um dos 16 tetravôs. Meu pentavô, bisavô do meu bisavô, veio ao Brasil em 1800.

TIPOS DE PARENTESCO
Parentes exclusivamente do cônjuge ou companheiro(a) em linha reta: Ascendente: 1º grau: pai e mãe 2º grau: avô e avó 3º grau: bisavô e bisavó Descendente: 1º grau: filho e filha 2º grau: neto e neta 3º grau: bisneto e bisneta.

Então a sequência seria "avô, bisavô, trisavô ou tresavô, tetravô ou tataravô". E "neto, bisneto, trineto (sem "s"), tetraneto ou tataraneto". É isso!

O avô e o neto têm parentesco de segundo grau. Na linha colateral, há que se subir até que se encontre o tronco comum e dele descer até a pessoa cujo parentesco se quer graduar. Assim, os irmãos são colaterais em segundo grau, porque se remontam até o pai e, descendo em seguida, duas gerações se registram.

Nossos primos, segundo a lei brasileira, são nossos familiares de quarto grau, pois temos quatro pessoas até chegarmos neles: nós mesmos, nossos pais (primeiro grau), nossos avós (segundo grau), nossos tios (terceiro grau) e, finalmente, nossos primos.

quando o sobrinho dessa pessoa tiver um filho(ou adotar um)ele será o sobrinho-neto da pessoa. Ou seja, exemplificando a definição de sobrinho-neto:quando seus filhos tem filhos viram seus netos. Quando seus irmãos tem filhos eles viram seus sobrinhos.

Um sobrinho-neto é um filho de uma sobrinha ou sobrinho. No caso de um tio que seja irmão do avô ou avó dizemos que é o nosso tio-avô. Este substantivo apresenta as seguintes flexões: sobrinha-neta, sobrinhos-netos, sobrinhas-netas.

Já o irmão do pai, ou seja, o tio de alguém, é considerado um parente de terceiro grau. Isso porque o pai é parente de primeiro grau em linha reta, como já visto, o avô de segundo e entre o avô e seu outro filho, mais um grau. Portanto, o tio é considerado parente de terceiro grau colateral.

Em relação aos parentes em linha reta , os graus de parentesco são contados pelo número de gerações. Ou seja, o seu pai e o seu filho são seus parentes de primeiro grau. Já os seus avós e os seus netos são parentes de segundo grau, e assim por diante.

Os parentes colaterais são aqueles que têm um ancestral comum, mas que não são descendentes, nem ascendentes entre si. São eles, os irmãos, os tios-avós e os sobrinhos-netos.

Irmãos — são os que têm os mesmos pais. Primos — são os que têm os mesmos avós (paternos ou maternos).