O que o Papai Noel tem a ver com o Natal?

Perguntado por: dzaganelli . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O Papai Noel é uma das figuras que simbolizam o Natal. Sua origem histórica está relacionada com um santo católico e com uma divindade que fazia parte do paganismo nórdico. A figura do Papai Noel tem origem histórica em São Nicolau, santo católico, e em Odin, divindade da mitologia nórdica.

De toda forma, o Natal, na ótica do significado religioso, comemora o nascimento de Jesus Cristo. As origens do Natal, no entanto, segundo a teoria mais aceita entre os historiadores, fazem menção a comemorações de origem pagã que estavam relacionadas com o solstício de inverno.

“A data do Natal foi fixada em 25 de dezembro pelo imperador Constantino, porque nesse dia era celebrada a grande festa solar em Roma”, explica Ramón Teja, professor emérito de História Antiga da Universidade de Cantábria (Espanha), especialista em história do cristianismo e presidente de honra da Sociedade Espanhola ...

A Árvore do Paraíso, como é chamada, era o símbolo da festa de Adão e Eva, que acontecia no dia 24 de Dezembro, muito antes da tradição cristã do Natal. Hoje, a árvore não só representa o Paraíso como no início da tradição, mas também a salvação.

Para os cristãos, o Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo. Embora as festividades ocorram normalmente na noite do dia 24 de dezembro e as festividades prossigam até o dia 25, não se sabe, exatamente, quando e como Ele teria nascido.

Bem, o vermelho foi uma criação publicitária da Coca-Cola. O velhinho rechonchudo, de barba branca e traje de inverno vermelho apareceu pela primeira vez na revista norte-americana Harpers Weekly, no ano de 1881.

Papai Noel {n.p.} Pai Natal {n.p.} [Port.]

No fim do Século XIX, o Noel era representado com uma roupa tradicional de inverno, marrom ou verde escuro. Sua roupa foi alterada pelo cartunista alemão Thomas Nast, deixando as roupas com as cores vermelha e branca. Tomando força quando apareceu Harper's Weeklys em 1886.

A origem histórica do Papai Noel está diretamente relacionada com São Nicolau de Mira, também chamado de Nicolau Taumaturgo, um bispo cristão que viveu entre os séculos III d.C. e IV d.C. São Nicolau viveu na Ásia Menor (região que corresponde, atualmente, à Turquia) e ficou conhecido por sua generosidade.

Acredita-se que o 25 de dezembro foi convencionado como comemoração do nascimento de Cristo pelo papa Júlio I, que determinou a comemoração do Natal nesse dia em 350. O primeiro documento escrito que consta o Natal em 25 de dezembro é de 354.

O nascimento de Cristo é contado na Bíblia
José, um carpinteiro, levou sua esposa, Maria, à cidade de Belém, a fim de participar de um censo. Maria estava “grávida”, prestes a milagrosamente dar à luz a Jesus Cristo, o filho de Deus (ver Lucas 2:1–6).

É por isso que essa data é cristianizada e está determinado que o nascimento de Jesus foi em 25 de dezembro", explica Antonio Piñero. Nesse mês, também os romanos celebravam a Saturnalia, festa dedicada ao deus Saturno "em que se penduravam guirlandas, se distribuíam presentes e até havia árvores como a nossa no Natal.

Jesus teria nascido entre 9 de março e 4 de maio do ano 5 antes de Cristo. O físico Albert Einstein também opinou sobre a verossimilhança do relato bíblico, em uma carta datada de 3 de janeiro de 1954 e enviada ao filósofo Eric Gutkind.

Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém. Eles perguntaram: - Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus?

Acredita-se que esta tradição foi lançada em 1419 pelos padeiros da cidade de Freiburg, na Alemanha. Eles começaram a decorar uma árvore todos os anos com lebkuchen, maçãs, frutas, nozes e frutas. Mas apenas no dia de Ano Novo as crianças podiam sacudir a árvore de Natal e comerem o que caia dela.

As luzes de natal, ou pisca-pisca, são muito utilizadas durante as festividades de final de ano, para decorar a casa, e simbolizar o nascimento de Cristo.

Origem da árvore de Natal
As árvores eram usadas como decoração no solstício de inverno e simbolizavam que, ao final dessa estação, o sol iria reaparecer e as plantas voltariam a crescer. Mas apesar de já serem usadas há séculos, foi por volta dos anos 1500 que as árvores de natal tornaram-se um costume cristão.

1957 — Shane MacGowan, músico irlandês. 1958 — Cláudio Manoel, humorista brasileiro. 1961 — Íngrid Betancourt, política colombiana. 1964 — Gary McAllister, ex-futebolista britânico.

A Marcha para Jesus faz parte do calendário oficial do Brasil desde setembro de 2009, quando a Lei Federal 12.025 foi sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 1999, cerca de 10 milhões de pessoas de aproximadamente 200 países marcharam para celebrar o nome de Jesus Cristo.