O que o rei Saul fez que desagradou a Deus?

Perguntado por: rchaves . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse. Jônatas e Saul lideraram os israelitas à vitória na batalha contra os filisteus.

"Deus me rejeitou como rei", disparou o escolhido. A rebeldia e a falta de arrependimento foram os principais motivos pelo qual Saul acabou escanteado. O ex-camponês foi julgado depois de deixar de ser o homem humilde que era antes de ser ungido por Samuel (Roberto Birindelli).

Saul se apegou ao reinado que não era mais dele e se afastou do Senhor. Contrário ao que muitos dizem por aí, obstinação não é uma qualidade. Quando o profeta Samuel passou o recado de Deus para Saul, que Ele o havia rejeitado como rei, foi justamente por esse terrível defeito chamado obstinação.

Através de Samuel, Deus ordena que Saul inicie uma guerra contra Amaleque para castigá-lo por se opor no caminho de Israel, quando a nação saia do Egito. "Não poupe ninguém, você vai precisar matar os homens, as mulheres, os meninos, as crianças de peito, assim como os bois, as ovelhas, os camelos e jumentos.

Davi fugiu de Saul, e ele e os homens que se uniram a ele receberam ajuda de várias pessoas. Enquanto estava escondido numa caverna, Davi teve a oportunidade de matar Saul, mas decidiu deixá-lo viver porque um profeta de Deus havia ungido Saul.

Saul foi o primeiro rei de Israel.
Saul tinha inveja de Davi e tentou matá-lo inúmeras vezes. Por fim, Saul cometeu o suicídio. Saul foi o primeiro escolhido por Deus para ser rei sobre Israel. Saul era filho de Quis, um homem de posses da tribo de Benjamim.

Na luta contra os filisteus, os três irmãos mais velhos de Davi haviam se alistado para a guerra, servindo o rei Saul. Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista, o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém.

Porém, o rei Saul poupou Agague e o melhor dos rebanhos daquele povo. Quando foi repreendido pelo profeta Samuel, Saul colocou a culpa no povo e ainda alegou que o objetivo daquilo tudo era a adoração a Deus. De acordo com Saul, supostamente os rebanhos dos amalequitas seriam sacrificados ao Senhor.

quarenta anos

Filho de Quis, da tribo de Benjamim, Saul teria nascido por volta de 1066 a.C. e reinado por quarenta anos, embora haja controvérsias quanto à duração exata do seu reinado.

Em 1 João 1.9, a Bíblia diz que “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”. O Senhor, porém, não apenas perdoou o pecado de Davi, mas também lhe demonstrou misericórdia. Natã também lhe disse: “Você não morrerá”.

O filho dele, Quileabe (Pedro Burgarelli), morre e o rei passa a exagerar na bebida alcoólica como subterfúgio de seus problemas. Ao receber a triste notícia, Davi resolve se isolar de todos para pagar por seus pecados. Veja abaixo os resumos de "Reis" entre os dias 19 e 23 de junho.

Porém, Saul teve a maldita capacidade de desperdiçar oportunidades. O grande erro de Saul foi confundir dádivas divinas com conquistas pessoais. Todas as vezes que cometemos esse erro, que excluímos Deus do nosso cenário de vida, isso vai ser fatal na nossa trajetória.

Saul tinha trinta anos de idade quando começou a reinar e reinou sobre Israel quarenta e dois anos.

Quando enfrentamos Saul em nossas vidas precisamos aprender a profetizar a vontade Deus falando coisas boas e não murmurando (Filipenses 2.14), pois a reclamação só atrasa a vida, mas a Palavra de Deus traz vitória sobre todos (Isaías 57.19). Aprenda a profetizar a Palavra de Deus!

Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

12 E quando a mulher viu Samuel, gritou com alta voz, e a mulher falou a Saul, dizendo: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul. 13 E o rei lhe disse: Não temas; porém, que é o que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.

-se o rei de Israel - 'Reis'