Quem foi a segunda esposa do rei Saul?

Perguntado por: oalegria . Última atualização: 27 de abril de 2023
3.9 / 5 3 votos

Saul teve uma concubina Resfa.

Ainoã – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta era filha de Aimaás, também da tribo de Benjamim. 1 Sam. 14:50. Ao que tudo indica, ela foi mãe de Jônatas, Abinadabe, Malquisua, Merabe, Mical e Isbosete.

Ainoã foi a esposa de Saul na Bíblia.

A personagem teve um fim trágico na temporada A Perseguição após o ataque dos filisteus, assim como grande parte da família real.

49Saul teve três filhos homens: Jônatas, Isvi e Malquisua. A sua filha mais velha chamava-se Merabe, e a mais nova, Mical. 50A sua esposa chamava-se Ainoã e era filha de Aimaás. O nome do comandante do exército de Saul era Abner, filho de Ner, tio de Saul.…

Betsabá

Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento. Teve a seus pés Davi, o herói judeu que matou o gigante Golias e depois se transformaria em rei de Israel.

Ela casou-se com Davi após Saul a haver prometido caso lhe trouxesse, em troca do dote, cem prepúcios de filisteus, porém Davi lhe trouxe duzentos prepúcio. Mical salva Davi de ser preso por Saul, o ajudando escapar pela madrugada.

Quileabe

Após o ato consumado, o israelita é castigado por seu ato e sofre uma terrível perda. O filho dele, Quileabe (Pedro Burgarelli), morre e o rei passa a exagerar na bebida alcoólica como subterfúgio de seus problemas. Ao receber a triste notícia, Davi resolve se isolar de todos para pagar por seus pecados.

As duas mulheres de Davi da mesma forma haviam sido levadas presas: Ainoã, da cidade de Jezreel, e Abigail, de Carmelo, a que fora esposa de Nabal. E assim Davi subiu para Hebrom com suas duas esposas: Ainoã, de Jezreel, e Abigail, viúva de Nabal, o carmelita.

Davi pediu Ainoã em casamento durante a perseguição de Saul na quinta temporada de Reis.

Ainoã e Abigail, esposas de Davi
Davi e Mical ficaram casados durante um tempo e, aparentemente, tiveram um bom relacionamento.

Na ficção televisiva, Ainoã é uma mulher insolente, atrevida, desrespeitosa, megera. É um tormento para a nora Selima, de quem exige um neto. Mãe superprotetora, vigia a vida das filhas e acha que as tem sob controle, quando é justamente o contrário. Morre de ciúme de Rispa, concubina predileta de Saul.

Se, por um lado, Davi era obediente ao Senhor, Saul era persistente na desobediência. Israel estava em guerra e a ordem era esperar o profeta Samuel para oferecer um sacrifício. No entanto, Saul tomou a direção e ele mesmo apresentou o sacrifício, usurpando a autoridade do profeta e desobedecendo as ordens de Deus.

Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse. Jônatas e Saul lideraram os israelitas à vitória na batalha contra os filisteus.

1 Samuel 13:1 NVI
Saul tinha trinta anos de idade quando começou a reinar e reinou sobre Israel quarenta e dois anos.