O que o RH analisa antes de contratar?

Perguntado por: edantas7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

O que deve ser analisado nos candidatos
Se as expectativas do candidato condizem com a realidade oferecida pela empresa, seja em termos de trabalho ou de benefícios; Se o perfil do candidato está adequado à cultura organizacional; A experiência técnica para o cargo que desempenhará na empresa.

A pesquisa com profissionais de RH descobriu que 70% deles acham relevante o tema e que 30% apontam a experiência do candidato como a principal estratégia na atração de talentos, perdendo só para os tópicos employer branding e diversidade e inclusão. E não por acaso o tema ganhou seu destaque na gestão de pessoas.

Comportamentos na entrevista de emprego que não são legais

  • Errar e apenas pedir desculpa.
  • Não se preocupar com a sua comunicação.
  • Desconhecer as suas características.
  • Não lembrar das suas experiências passadas.

Piores erros da entrevista de emprego

  • Dar respostas vagas.
  • Não prestar atenção no job description.
  • Não saber nada sobre a empresa.
  • Não tomar cuidado com a postura (especialmente na entrevista por vídeo)
  • Não saber o que falar sobre você

O ideal é você entrar em contato toda vez que houver alguma mudança em sua carreira ou atualização de informações no seu currículo. É importante que o headhunter tenha sempre a versão mais atualizada do seu currículo.

Após a realização das entrevistas, o RH avalia, juntamente com demais interessados na contratação, qual o candidato melhor se encaixa às necessidades da empresa.

Quais são os principais testes de recrutamento para seleção de pessoal? Confira 7 principais!

  1. Perfil comportamental. ...
  2. Conhecimentos técnicos. ...
  3. Conhecimentos específicos. ...
  4. Teste de raciocínio lógico. ...
  5. Teste de fit cultural. ...
  6. Teste palográfico. ...
  7. Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI)

Recrutamento e Seleção é uma área de Recursos Humanos que objetiva atrair, escolher e contratar a pessoa certa para uma vaga de emprego. Assim, o processo de recrutamento e seleção de pessoas é uma avaliação que ocorre por meio de entrevistas, testes de competências e fit cultural.

De forma resumida, o perfil de candidato nada mais é do que a correta descrição das funções e das habilidades técnicas e sociais exigidas para o cargo combinada com o fit cultural da empresa. Quando o recrutador tem esse panorama muito bem definido, fica mais fácil encontrar o melhor match de profissionais.

Ter objetividade. O recrutador precisa ser imparcial durante todas as etapas do processo seletivo. Parece algo evidente, mas o profissional de RH incumbido da seleção também possui opiniões pessoais e pode ter mais simpatia por determinado candidato que não necessariamente será o mais apto ao cargo.

Por exemplo: “você deve me contratar pois além de conhecer todos os processos da gestão de projetos, eu já tenho X anos de experiência no cargo e X anos de vivências no segmento de mercado desta empresa, por isso, ao me contratar podemos ir além juntos e melhorar principalmente a gestão de custos de projetos e ...

Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

Se esta pergunta é comumente feita em entrevistas, é porque permite que o recrutador veja rapidamente se você pode destacar suas habilidades e motivação. Portanto, a melhor resposta é uma declaração clara de seus pontos fortes e o que o torna valioso para a empresa.

Confira 7 dicas para ir bem em uma entrevista com o RH

  1. 1 – Pesquise sobre a empresa e a vaga. ...
  2. 2 – Estude as perguntas mais comuns. ...
  3. 3 – Pratique as respostas. ...
  4. 4 – Lembre-se de fazer perguntas pertinentes. ...
  5. 5 – Seja honesto e sincero. ...
  6. 6 – Aproveite para destacar seus pontos fortes. ...
  7. 7 – Escolha o que vai vestir.

Exemplos de pontos fracos e fortes

  • Falar bem em público (ou não)
  • Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  • Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  • Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  • Resolver conflitos (ou não)
  • Saber programar (ou não)
  • Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.

5. Eles desejam que você tenha sorte em sua pesquisa. 'Se o entrevistador agradece seu interesse e deseja boa sorte em sua pesquisa. (Isso é) uma dica (clara) de que você provavelmente não vai (mais longe) ', diz Gordinier-Regan.

Currículos exageradamente longos podem eliminar do processo seletivo. Ainda que você tenha muita coisa para contar, dificilmente alguém terá tempo (ou até curiosidade) para ler muitas páginas com informações super detalhadas ou muito antigas.