O que o sorriso fala sobre a personalidade da pessoa?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

É como se fosse um fator de atração dos mais poderosos, superando até mesmo a aparência física ou outras qualidades. Um sorriso bonito e sincero chama a atenção das pessoas que estão ao redor, causando uma boa impressão. Isso funciona também para as amizades ou mesmo em situações da vida profissional.

O sorriso é também um dos sinais de comunicação com sentido universal. Expressa alegria, felicidade, afeição. Trata-se de um automatismo dos músculos da face que ocorre em resposta a determinados estados mentais, sendo também usado como transmissor de informação.

Vários fatores estão relacionados a um sorriso atraente. Os dentes devem estar alinhados a uma linha imaginária que divide o rosto ao meio (linha média), os dentes incisivos superiores devem ter um traço mais dominante e os inferiores não podem aparecer muito.

Você sabia que o sorriso e a autoestima estão intimamente relacionados? Isso acontece porque dentes saudáveis e bonitos asseguram que o sorriso de um indivíduo seja muito mais harmônico e, consequentemente, que a pessoa tenha mais autoconfiança com a sua aparência e mais bem-estar.

Sorrisos verdadeiros conhecidos também como sorrisos de Duchenne, são expressões genuínas de sentimentos positivos de felicidade, alegria e satisfação que geralmente duram 4 segundos. Os sorrisos falsos são mais longos e não expressam o que o autor está sentindo realmente.

Um sorriso perfeito mostra entre 3/4 do incisivo central superior até 2 mm da gengiva sobre este dente. Quanto mais jovem o sorriso normalmente maior a exposição de dente e/ou gengiva. Conforme o tempo passa, o tecido dos lábios fica mais flácido e dessa forma expõe cada vez menos os dentes durante o sorriso.

Compartilhar um sorriso expressa companheirismo, comprometimento e que a pessoa está alinhada com seus pensamentos. Isso se expressa nas relações familiares, de amizade e também no relacionamento afetivo.

Um sorriso caloroso é a linguagem universal da gentileza. Um sorriso genuíno diz tudo o que a alma não consegue falar, verdadeiros sentimentos que só o coração sabe interpretar. O sorriso é o idioma do amor universal, até as crianças compreendem.

Compartilhar um sorriso gera relações de confiança
É muito mais fácil se identificar com alguém que já vem de peito aberto e sorriso no rosto te receber, não importa se é um desconhecido ou alguém muito próximo.

Primeiro de tudo é importante falar que um sorriso bonito não depende apenas do formato dos seus dentes, lábios ou rosto. Um sorriso bonito é um sorriso verdadeiro, leve, aberto e confortável. As pessoas certamente se interessarão mais pelas razões que te levam a sorrir, do que pelas características de seus dentes.

O sorriso é poderoso porque atrai pessoas.
Ao sorrirmos para outra pessoa é como se mostrássemos o quanto ela é bem vinda e aceita. Mostra que estamos “desarmados”, e que estamos nos abrindo para um relacionamento amistoso e acolhedor. Em outras palavras, o sorriso mostra as nossas boas intenções.

Não tem como: mesmo com todos os procedimentos odontológicos e estéticos existentes atualmente, manter uma rotina eficiente de higiene com os dentes ainda é a melhor forma de ter um sorriso bonito e saudável. Por isso, você deve escovar os dentes sempre após as refeições e usar o fio dental pelo menos 1 vez ao dia.

Alegria, satisfação, prazer… ou o disfarce da dor. Os motivos são inúmeros e o que ele esconde também. Muitas vezes um sorriso esconde a tristeza, o sofrimento, o desamor, a frustração, a insegurança e o medo. O sorriso pode ser uma mascará para evitar ser julgado.

O riso aumenta os níveis de dopamina, substância ligada ao prazer e o responsável pela alegria. Ela age no cérebro e nos faz sentir prazer, diminuindo os níveis de estresse, e melhora a capacidade do corpo de combater infecções. E tem mais: dar uma gargalhada pode reduzir a sensação de dor.

É bom e faz bem à saúde – agora está comprovado. Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrou que dar uma boa risada ajuda a reduzir a sensação de dor. Os médicos explicam que, depois do riso, hormônios como endorfina e serotonina são liberados na corrente sanguínea, o que proporciona bem-estar.