O que seu gosto musical diz sobre sua personalidade?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Os pesquisadores observaram que pessoas com gostos musicais diferentes podem ter os mesmos traços de personalidade. Isso pode explicar, por exemplo, como os interesses musicais podem ir mudando de acordo com o passar do tempo com apenas uma pequena alteração na personalidade.

As canções nos trazem boas lembranças, ao mesmo tempo que promovem o autoconhecimento, pois há letras que descrevem exatamente o que estamos vivendo ou sentindo. E segundo um estudo conduzido por psicólogos da Universidade de Cambridge, seu tipo de personalidade influencia diretamente em seu gosto musical e vice-versa.

Significado de melômano: Pessoa que gosta muito de música.

Os fãs de rock e metal revelaram-se pessoas “gentis”, “criativas” e “introvertidas”, com “baixa autoestima”. Da mesma forma, os fãs de música indie foram definidos por “passividade” e “ansiedade”, com “baixa autoestima”. O estudo também observou que eles são “intelectuais”, “criativos” e “introvertidos”.

O estudo foi realizado através de entrevistas qualitativas com amostra de conveniência. Concluiu-se que o estilo rock, seguido pelo heavy metal são os preferidos das pessoas mais inteligentes, e que a música instrumental clássica é a mais utilizada em momentos de estudo e concentração destes.

Características: Apesar de extrovertidos, atléticos e extremamente inteligentes, os fãs desses ritmos tendem a ter uma baixa autoestima. Também são um pouco preguiçosos, mas têm muita força de vontade e apreciam novas experiências.

De acordo com o estudo, a música pode estimular a concentração, excitação, relaxamento, ajudar a dormir e outros comportamentos humanos. A satisfação e a sensação de prazer que a música causa é capaz de fazer com que um cliente permaneça em um ambiente comercial, por exemplo, levando-o a consumir mais.

Preste atenção ao tamanho das letras.

  1. Letras grandes sinalizam uma pessoa extrovertida, sociável e que gosta dos holofotes. ...
  2. Letras miúdas significam timidez, perfeccionismo e grande capacidade de concentração.
  3. Letras medianas podem significar que a pessoa é equilibrada e adaptável.

De acordo com os resultados, os autores constataram que ver a infelicidade expressada em músicas pode aliviar a "dor" de diversas pessoas. Além disso, eles também descobriram que músicas tristes tem efeitos prazerosos e podem estimular as pessoas a expressar suas emoções.

Letras muito grandes ou pequenas
Alguém que ocupa mais espaço na folha ao escrever tende a ser alguém mais expressivo. Já quem tem uma letra pequena é alguém mais introvertido, mais reservado.

Para se formar um bom gosto musical, eu recomendo, inicialmente, fazer uma hora de escuta diária de boas músicas. Sugiro, ainda, para estas escutas iniciais, músicas de três períodos da História da Música: Renascentista, Barroco e Clássico.

Passos para uma carreira musical de sucesso

  1. Pratique e aprimore seus talentos. ...
  2. Aprenda a divulgar o trabalho. ...
  3. Utilize plataformas digitais. ...
  4. Tenha um estúdio musical em casa. ...
  5. Invista em técnicas de composição. ...
  6. Saiba escolher os instrumentos musicais. ...
  7. Tenha um planejamento/uma estratégia.

Uma pessoa eclética é aquela que possui várias linhas de pensamentos, que seu gosto varia, não se restringe a apenas uma determinada opinião, é aquele que gosta de diversas comidas muito diferentes. Também gosta de praticar atividades totalmente opostas, como um show de rock e um show de pagode, por exemplo.

Anedonia musical é uma condição em que o individuo é incapaz de sentir prazer ao ouvir musica.

Segundo a neurocientista Valorie Salimpoor, da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, seres humanos sentem prazer ao ouvir música porque experimentam nuances cognitivas ao esperar os próximos acordes e versos da canção. A sensação de prazer, segundo ela, acontece quase que inteiramente por causa da dopamina.

Quando o som entra pelos ouvidos, outras áreas do cérebro também são ativadas: movimento, memória, atenção, emoção... Diversos estudos já mostraram que a música pode ter efeitos positivos no cérebro liberando dopamina, neurotransmissor mais conhecido como "hormônio do prazer".

Por que todo roqueiro veste preto? As respostas variam dos temas mais objetivos até os mais lúdicos. Desde a justificativa de que a roupa preta fica bem em gordos e magros, até que o preto representa a união e a vida. Para outros, também representa as coisas ruins que devem ser jogadas fora.

CONTROLA O ESTRESSE
A Universidade de Queensland em Brisbane constatou que o rock “ajuda a processar a raiva”, deixando os ouvintes mais ativos e energizados. De fato, qualquer estilo pode ser a escolha ideal para desestressar.

RIO - Um estudo realizado pela Universidade de Melbourne, na Austrália, afirma que adolescentes que ouvem heavy metal são mais suscetíveis à depressão e outras distúrbios mentais, segundo o site Music Radar.