O que seu estilo musical diz sobre sua personalidade?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Pessoas extrovertidas gostam mais de música eletrônica, rap, ritmos latinos e euro-pop; já as ansiosas ou pessimistas preferem punk, rock clássico e heavy metal. O gosto musical de uma pessoa pode apontar alguns de seus traços de personalidade.

As canções nos trazem boas lembranças, ao mesmo tempo que promovem o autoconhecimento, pois há letras que descrevem exatamente o que estamos vivendo ou sentindo. E segundo um estudo conduzido por psicólogos da Universidade de Cambridge, seu tipo de personalidade influencia diretamente em seu gosto musical e vice-versa.

Dito isso, a resposta correta é a letra c). A música é uma arte que nos permite captar diferentes conceitos e expressões através do som. Essa linguagem universal consegue atingir todos os indivíduos de diferentes maneiras e que eles percebem e traduzem em diferentes emoções.

O estilo é uma mistura de diversos fatores: a cultura, a idade, a personalidade, os gostos… Ou seja, o seu estilo fala sobre quem você é e sobre quem vai se tornando ao longo da vida. Por isso mesmo, a forma como expressamos nosso estilo pode mudar bastante no decorrer dos anos , pois nós mudamos.

Os fãs de rock e metal revelaram-se pessoas “gentis”, “criativas” e “introvertidas”, com “baixa autoestima”. Da mesma forma, os fãs de música indie foram definidos por “passividade” e “ansiedade”, com “baixa autoestima”. O estudo também observou que eles são “intelectuais”, “criativos” e “introvertidos”.

Características: Apesar de extrovertidos, atléticos e extremamente inteligentes, os fãs desses ritmos tendem a ter uma baixa autoestima. Também são um pouco preguiçosos, mas têm muita força de vontade e apreciam novas experiências.

«Musicófilo — que ou quem demonstra apreço, predileção ou propensão pela música; melófilo» (Dicionário Houaiss); «Melómano — Que ou quem tem paixão pela música» (Dicionário Priberam) = «melomaníaco», «musicomaníaco», «musicómano».

A ferramenta musictaste. space usa os dados do Spotify para descobrir quais são os gêneros, artistas e as músicas mais reproduzidas por um usuário, além de mostrar o quão compatível seu gosto musical é com o dos seus amigos.

O ato de ouvir e aprender música desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, gera a sensação de bem-estar, facilita a concentração e o raciocínio, fortalece a memória, além de aperfeiçoar nossa noção de tempo e espaço.

Ao escutar um som que nos agrada, as vibrações poderão ativar um importante neurotransmissor do cérebro, a dopamina, responsável pela sensação de prazer e de motivação. Por isso, da próxima vez que ouvir uma música, preste atenção em como ela "entra em você".

Quem nunca se rendeu às lágrimas ao ouvir uma canção triste? Às vezes colocamos certas músicas de propósito para curtir aquele momento de fossa e segundo a ciência, isso nos faz bem. Um estudo publicado na Scientific Reports descobriu que chorar com músicas desperta um sentimento de prazer nas pessoas.

“As fronteiras entre os estilos musicais estão cada vez mais indefinidas e essa flexibilidade é uma característica da própria música enquanto forma de arte”, afirma Horne. Um dos elementos mais usados para identificar um estilo é sua origem étnica e regional.

Palavra cujo significado se refere a uma personalidade que irá diferenciar de um cantor para outro, de modo a estar diretamente relacionado aos ritmos, à melodia, à harmonia, à forma de tocar e outros elementos que formam a música.

Afinal, descobrir o seu estilo é trabalhar o autoconhecimento. Mas não vamos te deixar apenas com isso!
...
Como descobrir qual é o meu estilo? 5 dicas

  1. Conheça e entenda o seu corpo. ...
  2. Reúna suas referências. ...
  3. Confira as roupas que mais usa. ...
  4. Entenda a sua rotina. ...
  5. Faça um teste de estilo.

É normal se identificar com mais de um estilo, ter peças de outro estilo que não sejam o predominante. Seu estilo nasce com o desenvolvimento da personalidade, é a forma que você quer que o mundo lhe enxergue, mesmo que essa não seja consciente.

Uma pessoa que se veste bem e com roupas que são tendência da moda atual é chamada de estilosa (ou estiloso, no caso do homem).

O estudo foi realizado através de entrevistas qualitativas com amostra de conveniência. Concluiu-se que o estilo rock, seguido pelo heavy metal são os preferidos das pessoas mais inteligentes, e que a música instrumental clássica é a mais utilizada em momentos de estudo e concentração destes.