O que os egípcios usavam nos olhos?

Perguntado por: avilela6 . Última atualização: 3 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Você já ouviu falar em pó de Kohl? É uma substância rica em chumbo que era misturada com gordura animal por volta do ano 3.000 a.C. e era usada ao redor dos olhos e nas sobrancelhas pelos egípcios.

A maquiagem egípcia era refinada: as formas (traços ou sombreamentos), as matérias (opacas ou cintilantes) e as cores variavam de acordo com as épocas. Fonte de embelezamento, elas também possuíam um valor terapêutico e as maquiagens do Antigo Império eram verdadeiros tratamentos para os olhos e a pele.

Açúcar! Os antigos egípcios só não eram mais neuróticos com os pêlos do corpo do que somos hoje, mas eles usavam açúcar para remover os pêlos. Eles aqueciam açúcar em água para formar um caramelo, e, em seguida, aplicavam ele na pele utilizando da mesma forma que usamos a cera hoje.

Detalhe do traço no canto interno do olho é um dos diferenciais no delineado. Por sinal, além do traço para fora do olhar, outra característica marcante do delineado egípcio é o tracinho no canto interno dos olhos, contornando toda a pálpebra.

Para pintar as madeixas, eles usavam água de lixívia (um alvejante usado como água sanitária na época) ou enxugavam a cabeça com flores amarelas ou água de macela. No penteado, figuravam os pequenos coques entre as mulheres e os cortes arredondados entre os homens.

– Para deixar o olhar bastante sedutor, passe o kajal várias vezes na raiz dos cílios superiores e inferiores, em toda a linha da lágrima. Pisque várias vezes para que ele se espalhe e crie um efeito borrado ao redor dos olhos – explica Penélope.

Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. Um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, o Olho de Hórus era usado como representação de força, vigor, segurança e saúde.

Grafismo é quando a maquiagem dos olhos aparece com um formato geométrico, como por exemplo, uma sombra em forma de triângulo deitado e puxadinha para o canto externo, ou um traço de delineado diferente, que pode ser duplo ou triplo.

Faraós - Os faraós sempre eram retratados com uma barbicha, para indicar uma ligação com a divindade: a barbicha tinha o mesmo perfume do incenso sagrado que pairava no ar. Para conseguir fixar essa barbicha era feita uma infusão de pelos de caprinos com uma solução de lábdano.

As perucas surgiram por necessidade de se proteger do frio e por questões higiênicas. Os egípcios eram especialistas em fazer cabelos falsos, tanto para homens como para mulheres. Assim como os turbantes, eles deixavam a cabeça fresca, protegendo-a do sol. Para usá-las, os cabelos deveriam ser curtos ou raspados.

A cor predominante das roupas era o branco, não apenas porque é uma cor leve para se usar em temperaturas quentes e debaixo do sol, mas também porque, para os egípcios, era um símbolo de pureza. Roupa usada pelos guardas.

Das muitas coisas que os antigos egípcios dominavam era confiar em ingredientes naturais para manter sua beleza e que valem até hoje. Leite e mel eram frequentemente misturados para criar uma máscara facial e uma lavagem do corpo. Eles não apenas deixam a pele macia, mas também garantem que ela permaneça hidratada.

Nefertari

Nefertari foi uma grande rainha egípcia, esposa de Ramessés II faraó do Egito, cujo nome significa "a mais bela", "a mais perfeita" e é muitas vezes seguido pelo epíteto "amada de Mut". Nasceu aproximadamente em 1290 a.C., e morreu em 1254 a.C.

Egito antigo (1292 a.C. a 1069 a.C.)
As mulheres deveriam ter cabelos longos, rosto simétrico e um corpo magro e alto, com cintura e ombros estreitos.

Basicamente este tipo de delineado foi criado e popularizado através dos egípcios. Não é de hoje que sabemos que eles têm uma especial ligação com os gatos, considerando-os até mesmo sagrados. No antigo Egito, os gatos eram endeusados porque perseguiam ratos, protegendo assim, seus donos e suas colheitas.

Traçar linhas gerais, esboçar.

Pesquisas apontam que o tipo de delineado gatinho surgiu, aproximadamente, em 10.000 A.C no Egito. Mulheres e homens faziam esse tipo de maquiagem para imitar os olhos dos gatos, devido ao fato desses animais serem tratados como divindades.

Porém, de acordo com Julio Gralha, na iconografia, os egípcios se representam na cor marrom — enquanto os núbios estão na cor negra e os líbios e asiáticos, em tom de amarelo.

Vinagre e água de rosas para o rosto
Como toner, Cleópatra usava água de rosas, especialmente quando queria fazer desaparecer marcas de borbulhas. Este tónico de rosas da Pixi ajuda a equilibrar o pH da pele, minimiza a vermelhidão e hidrata a derme, deixando-a refrescada e luminosa.