O que os incas mais adoravam?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.

Os Incas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses como o trovão, a lua, o mar, o sol, etc. Sacrificavam animais e humanos em honra aos deuses que cultuavam. A capital do Império Inca chamava-se Cuzco, e lá havia o maior templo de culto ao deus Sol, o principal deus da religião inca.

Quais são as principais divindades da religião inca? O deus criador, com características de deus cultural, é Viracocha, qualificado como velho homem dos céus, senhor e mestre do mundo.

Contudo haviam domesticado o algodão, utilizavam a cerâmica, bem como a lã da alpaca e da vicunha para se vestirem. Igualmente, seu alimento sagrado era o milho e estima-se que havia cerca de 200 espécies distintas deste grão.

Na sociedade inca, muitos deuses eram venerados, muitos tipos de oferendas eram feitas. Os deuses principais eram: o sol, a terra, a água, a lua, as estrelas. Para os incas e os andinos atuais; As oferendas têm um senso de reconciliação com as forças espirituais, a fim de evitar infortúnios e pedir favores à natureza.

Costumes incas
A sociedade funcionava com base em três pilares: o trabalho, a lealdade e a verdade. E os deuses nos quais eles acreditavam estavam ligados aos principais elementos da natureza como o sol, a lua, o rio e outros.

Os Incas acreditavam que o mundo dos deuses estava no céu ou firmamento (o Hanan pacha). Os outros mundos eram compostos pelo Kay pacha (mundo terrestre) e pelo Uku pacha (o mundo abaixo ou dos mortos).

Para aumentar as áreas cultiváveis, os incas criaram um engenhoso sistema de terraços - espécie de degraus construídos ao longo das montanhas e sustentados por paredes de pedras - que se estendiam pelas encostas íngremes.

A oferta de vidas humanas era feita por estrangulamento, com um golpe na cabeça ou enterrando as vítimas vivas. A famosa múmia Juanita morreu com um golpe certeiro no crânio, quando foi sacrificada em cima do Ampato, cerca de 500 anos atrás.

Segundo a tradição Viracocha criara o Sol e a Lua a partir das águas do lago Titicaca, tendo posteriormente vagueado pelo mundo, sob a aparência de um homem idoso de barbas longas, transmitindo aos homens o conhecimento e a civilização.

O Império Inca era governado por um imperador chamado de Sapa Inca, e, de acordo com a história inca, o primeiro imperador chamava-se Pachacuti e assumiu o trono por volta de 1438. A capital inca era Cuzco.

O principal deus Inca era o Inti, o deus do sol, que era adorado como o criador do universo. Outros deuses importantes eram a Mama Quilla, a deusa da lua, e Illapa, o deus dos trovões.

No caso da mitologia inca, o astro é representado por Inti. Basicamente, ele era o deus mais importante de sua religião, o deus Sol.

O puma é um símbolo de força, sabedoria e inteligência. Representa o “Kay Pacha”, palavra quéchua que significa “o mundo dos vivos”. Suas características são paciência e força.

A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.

A comida inca consistia principalmente de vegetais, pães, bolos e mingaus de cereais (notadamente de milho ou aveia), e carne (assados ou guisados), comumente de caititus (porcos selvagens) e de lhama.

Originário do México, o milho é um cereal milenar, conhecido inclusive pelos antigos povos Maias, Incas e Astecas, que usavam a iguaria não apenas como alimento, mas também como oferta aos deuses. Seus deliciosos grãos dourados saíram da América com a Caravana de Cristóvão Colombo, em 1493.

Rá (do português Ré) é o Deus Egípcio do Sol sendo a principal divindade da religião egípcia. O culto ao Deus Sol foi muito próspero no Egito, sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos.

Os incas tinham um governo monárquico e teocrático, onde o imperador inca era a figura máxima, porque simbolizava o filho do deus do sol. O governo inca também se baseava em leis simples que valorizavam o trabalho e puniam a ociosidade e o roubo.

Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana que desenvolveu um vasto império na região andina. O Império Inca estendia-se por territórios que atualmente correspondem à parte da Colômbia até o norte do Chile e Argentina.

Fisicamente os Incas eram de pequena estatura, pele morena, variando do moreno claro ao escuro, cabelos pretos e lisos quase imberbes. Quanto a organização social e política segundo o testemunho espanhol, eles eram perfeitos, possuidores de espírito comunitários.