Onde os samaritanos adoravam a Deus?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

monte Gerizim

Para os samaritanos, o monte Gerizim era um local sagrado, escolhido por Deus, onde foi edificado um santuário, com um altar para sacrifícios, quer tabernáculo, quer templo (entende-se um edifício).

Eles prezam tradições dos primórdios do judaísmo, como a circuncisão de todos os bebê do sexo masculino, a Cashrut (lei alimentar) e o descanso no Shabat (o sábado sagrado). Mas não cultuam figuras emblemáticas, como os reis Davi e Salomão.

Quando os judeus regressaram do exílio, os samaritanos construíram ali um templo. Segundo o historiador Flávio Josefo este templo foi construído no tempo de Alexandre, o Grande. Terá sido erigido por Sambalate para o seu genro Manassés, que fora expulso do sacerdócio pelo seu irmão Jadua, sumo-sacerdote em Jerusalém.

O povo samaritano não se considera um povo judeu, e sim descendentes dos antigos israelitas que habitaram a histórica província de Samaria. Os Samaritanos eram considerados impuros pelos judeus. Da Bíblia do Judaísmo, seguem apenas o Pentateuco. Os samaritanos têm a sua própria doutrina religiosa: o Samaritanismo.

Atualmente a expressão foi generalizada e "bom samaritano" passou a designar qualquer pessoa que se preocupa com os outros, que age sempre a favor do bem, que procura ajudar em qualquer circunstância, sem falsos interesses. Samaritano é o indivíduo natural da região de Samaria, próximo a Jerusalém.

Clamavam que um povo que uma vez cultuara cinco deuses, não podia ser aceito por Jeová. Ridicularizavam a pretensão dos samaritanos de que Moisés havia enterrado o Tabernáculo e seus vasos no cume de Gerizim.

Jacó

Jacó é considerado o pai dos samaritanos. Ele representa a tradição.

Significado de Samaritano
[Figurado] De coração bom; que está repleto de caridade; caridoso. substantivo masculino Indivíduo que é natural da Samaria. [Figurado] Quem tem um bom coração; pessoa muito caridosa; salvador.

Nesse poço Jesus encontra uma mulher cujo nome não é revelado, mas sabe-se que era samaritana. Judeus e samaritanos não se conversavam, já que eram povos rivais. Também naquela época as mulheres eram consideradas inferiores aos homens. Jesus sabia disso, mas ignorou o fato por considerar e tratar as pessoas iguais.

Em Nablus, os samaritanos vivem no monte Gerizim que consideram sagrado, em casas de telhados artesanais. "Não acreditamos em feitiçaria, em leitura das linhas da mão ou da borra do café e no exorcismo. Tudo isso é charlatanismo.

Não, este terceiro personagem, não judeu, não religioso, é que prestou socorro. O “bom” samaritano socorreu a vítima que bem podia ser um sacerdote, levita, grego, galileu, ou o próprio Jesus; e o fez definitivamente, levando-a a uma estalagem e se responsabilizando pelos custos.

Um grupo de pessoas chamadas samaritanas queriam ajudar os judeus a reconstruírem o templo. Os judeus não quiseram permitir sua ajuda, e isso enfureceu os samaritanos. Daquela época em diante, os samaritanos tentaram de tudo para impedir a construção do templo.

Terra estéril. Um monte de 869metros acima do nível do mar, ao sul da entrada do vale de Siquém, defronte de Ebal: foi em Gerizim que foram pronunciadas as bênçãos e maldições, quando os israelitas entravam em Canaã (Dt 11.29 – 27.12 – Js 8.33) – e ali foi dita a parábola de Jotão aos homens de Siquém (Jz 9.7).

Na época de Jeroboão I, a capital foi Siquém. Quando Baasa subiu ao poder, ele transferiu a capital para Tirza. Omri sobe ao poder e reina seis anos em Tirza, e depois destes seis anos, ele edifica uma nova capital, chamando-a de Samaria.

e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém.

O bom samaritano, na verdade, o bom cristão, não é aquele que usa da vingança, não é aquele que usa do ressentimento, não é aquele que usa da mágoa. Mas, é aquele que usa do perdão, da misericórdia para quem o feriu, para quem o machucou, para aquele que, em alguma situação de sua vida, lhe fez mal.

O sacerdote é a Lei, o levita são os profetas, e o samaritano é Cristo.

A antiga região de Samaria que se encontrava entre Galiléia e Judéia, constituia o Reino de Israel e distingue-se pelas suas montanhas e pelos seus vales.

A Parábola do Bom Samaritano. A Parábola do Bom Samaritano é uma parábola de Jesus registrada exclusivamente no Evangelho de Lucas (Lucas 10:25-37). O significado da Parábola do Bom Samaritano fala sobre a prática do amor e o cuidado ao próximo. Na parábola Jesus fala sobre um homem que descia de Jerusalém a Jericó.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

Os sacerdotes samaritanos, porém, não se vestem como as autoridades religiosas judaicas: Cohen circula por Kiryat Luza envergando uma túnica cinza e um adereço vermelho na cabeça. Em eventos religiosos, eles usam túnicas brancas, mas, no dia a dia, a maioria dos habitantes de Kiryat Luza envergam roupas ocidentais.