O que os judeus quebram no casamento?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Ao final da cerimônia de casamento judaico o noivo quebra a taça com o pé. Isso simboliza a lembrança da destruição do Templo Sagrado. O ato demonstra que, mesmo em momentos felizes, não podemos nos esquecer das passagens tristes que ocorrem ao longo de nossa vida.

O casamento no Judaísmo é visto como um vínculo contratual entre um homem e uma mulher, através do qual eles se unem para criar uma família. Embora a procriação não seja o único propósito, um casamento judaico também é esperado para cumprir o mandamento de ter filhos.

A tampa, que não possui vidro, é cerrada ali mesmo. Na tradição judaica, o corpo é considerado uma matéria impura e contaminante, uma vez que, quando a vida termina, ele entra em processo de decomposição. Assim, quem tocá-lo precisa realizar rituais de purificação.

Sinopse: ENSINAMENTOS JUDAICOS PARA INTIMIDADE COM DEUSNa cultura judaica, o talit é um manto de oração que separa o homem do mundo físico e o liga ao mundo espiritual. Ao olhar para ele, os judeus se recordam das leis de Deus, da responsabilidade em obedecê-las e de que foram chamados para serem santos.

Orações fúnebres são recitadas em hebraico. Em seguida, sete parentes enlutados rasgam um pedaço da própria roupa em alusão ao coração dilacerado pela perda.

Talit e Tsitsít
A Torá exige que todas as vestimentas de quatro cantos tenham estas franjas, ou Tsitsít: “E as vereis e lembrareis de todos os mandamentos do Eterno, e os fareis; e não errareis indo atrás de vosso coração e atrás de vossos olhos, atrás dos quais vós andais errando”.

A cerimônia acontece em uma tenda com quatro pilares, com os lados todos abertos. A chupá simboliza o tempo: passado, presente, futuro e o novo lar e família que os noivos estão formando. Os noivos, familiares, amigos mais próximo e o realizador, que é quem os abençoará, ficam dentro da chupá.

Os judeus acreditam que o conhecimento do passado sempre pode ser aperfeiçoado e melhorado. Não há nenhum segredo dos judeus escondido na genética ou escolha divina. Só o óbvio: culto à educação. Todo judeu dá importância máxima à educação de qualidade, pois, para eles, o conhecimento é a base para a prosperidade.

Elas ficam liberadas de cumprir os preceitos divinos, mas permanecem subordinadas - em tempo e ações - ao marido, o lar, as crianças. Elas são donas da casa, eles são donos delas. De fato, até em hebraico a palavra "marido" é baal, que significa "dono, patrão, proprietário e donos do mundo."

Muitos ultra-ortodoxos judeus deixam a barba crescer por uma interpretação rabínica do livro Levítico, em 19.27, que estabelece: "Não cortarás categoricamente as extremidades de vossas cabeças, nem danificarás a ponta de tua barba".

Segundo o Chabad.org, site do movimento hassídico Chabad-Lubavitch, a principal razão desse costume é proteger a mulher dos olhares de outros homens. Além disso, cobrir os cabelos é um sinal para o mundo, e também para a própria mulher, de que ela está casada. É um símbolo de recato.

Durante o Holocausto, prisioneiros judeus em campos foram forçados a usar uma estrela de Davi criada pela combinação de um triângulo amarelo (indicando que eles eram considerados judeus sob as leis raciais nazistas) com outro triângulo de uma cor diferente que indicava sua “ofensa” específica.

Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.

Como qualquer outro vestuário, este pode ficar sujo devido simplesmente ao uso diário ou por ficar guardado. Devido aos nós do tecido e ao fato de que o talit é uma vestimenta importante, você precisará tomar um cuidado especial ao lavá-lo.

2Reis 5:7 NTLH. Quando o rei de Israel leu a carta, rasgou as suas roupas em sinal de medo e exclamou: — Como é que o rei da Síria quer que eu cure este homem? Será que ele pensa que eu sou Deus e que tenho o poder de dar a vida e de tirá-la?

Fonte de água, nascente.

O Material Acrílico (Poliéster) 70% Algodão 30% e o tamanho tem 180cm x 55cm. O Talit vem em uma bolsa com zíper do mesmo material de Alta Qualidade. Produto KASHER seguindo os padrões da lei judaica; O Talit Messiânico é uma colcha retangular com pincéis (tsitzit) e citações da Bíblia localizadas em quatro cantos.

Cobrir a cabeça expressa respeito e consciência que sempre há algo acima do homem. Esta obrigação não provém de nenhuma injunção bíblica, é um sinal de reverência a D'us (Tratado Shabat, 156b).