O que os nutricionistas falam sobre a creatina?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

A nutricionista e educadora física Dani Borges confirma as vantagens da substância. “A creatina é um dos [suplementos] mais testados e mais estudados do mundo. Temos estudos que dizem que ela auxilia no ganho de massa de forma direta ou indireta porque aumenta a força e a resistência muscular”, diz.

Creatina Universal Nutrition Creatine Powder
Por isso e, pelo custo-benefício, ela é uma das creatinas mais populares no mercado. Esse suplemento é indicado para quem deseja aumento de força muscular e desempenho em atividades de alta intensidade. Ele está disponível em embalagens de 200g.

Creatina é um composto de aminoácidos responsável por trazer diversos benefícios para o corpo humano. Estudos mostram que a creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho no exercício, além de efeitos positivos em doenças neurológicas e outras doenças crônicas.

Efeitos adversos
A creatina pode causar ganho de peso, possivelmente pelo aumento de massa muscular e aumentos espúrios nas concentrações de creatinina no sangue.

Ovos, carnes (como frango ou patinho moído), atum, iogurte ou até leite são bons substitutos. Cem gramas de carne bovina, por exemplo, tem cerca de 450g a 500mg de creatina por porção. Bacalhau, linguado, frango, ovos e leite são outros ingredientes abundantes nessa substância.

Lista com os melhores Creatinas de 2023

  • Max Titanium. Creatina.
  • Integralmedica. Creatina Hardcore.
  • Black Skull. Creatine Turbo.
  • Vitafor. Creafort.
  • Probiótica. Creatina.

Contraindicação. "Estudos sugerem que a suplementação de creatina, quando bem indicada, não prejudica a função renal, hepática e cardiovascular. Porém, como todo suplemento ergogênico, é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes que só devem consumi-los com acompanhamento médico", diz a Dra.

USO IDEAL E RESULTADOS. O uso ideal é em torno de 0,07g para cada kg que você pesa, ou seja, um indivíduo com 70kg vai tomar 5g de creatina por dia.

APROVADAS:

BLACK SKULLCREATINA TURBOSEM SABOR
BLACK SKULLCREATINA TURBOLIMÃO
BLACK SKULLCREATINA TURBOLARANJA
BLACK SKULLCREATINA TURBOUVA
VITAFORCREATINESEM SABOR

I – o produto pronto para consumo deve conter de 1,5 a 3 g de creatina na porção; II – deve ser utilizada na formulação do produto creatina monoidratada com grau de pureza mínima de 99,9%. III – este produto pode ser adicionado de carboidratos; IV – este produto não pode ser adicionado de fibras alimentares”.

A dose fica por volta de 3-5g por dia. Pessoas com muita massa muscular e alto nível de atividade física podem se beneficiar com doses um pouco maiores. O suplemento de creatina pode melhorar o desempenho do praticante de musculação. Pois ele capaz de tolerar cargas maiores, e desta forma, aumentar seus ganhos.

Quem é melhor: Whey Protein ou Creatina? É complexo apontar um produto melhor, já que o Whey Protein age de uma maneira e a creatina obedece outro padrão de comportamento no corpo. Entretanto, para quem deseja apenas manter a saúde e ganhar massa magra, o Whey Protein leva vantagem.

É uma substância composta por três aminoácidos, a glicina, a arginina e a metionina, presente nos músculos e no cérebro. Ela é produzida naturalmente pelo organismo e obtida também pelo consumo de carnes e peixes. Como suplemento alimentar, ela é conhecida por melhorar a força muscular.

Por este motivo temos que a suplementação com creatina deve ser feita por até 14 semanas quando se deseja os efeitos de aumento de força e volume muscular, sendo necessário interromper por 3 a 4 semanas para retornar a suplementar com este nutriente. Informação importante.

Não existe nenhuma evidência de problemas hepáticos ou renais provocados pela creatina. A contraindicação é de utilização do suplemento por portadores de doenças renais ou hepáticas pré-existentes, o que se aplica também para vários outros nutrientes. Vale lembrar que a creatina é um nutriente e não um medicamento.

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

A creatina é um suplemento com elevada relevância científica para o desempenho esportivo. No entanto, o atual corpo de evidências não indica que a suplementação de creatina aumenta a testosterona total, testosterona livre e di-hidrotestosterona DHT.