O que os pais não devem dizer para os seus filhos?

Perguntado por: osanches3 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Como não é possível adivinhar qual será a consequência, o mais saudável é sempre reconhecer os feitos do seu filho e nunca colocar os defeitos em evidência. Jamais diga que seu filho “não sabe fazer nada”, porque isso, além de cruel é impossível de ser verdade.

Julgam e criticam seus filhos constantemente
Além disso, pais tóxicos têm algo positivo para falar sobre todo mundo, menos sobre seus próprios filhos. Para eles, sobram apenas julgamentos, críticas e reclamações. Como tantos outros pais tóxicos, eles podem nem perceber o que estão fazendo.

Esses pais são chamados de tóxicos porque, ao exagerarem na superproteção e até mesmo no autoritarismo, acabam impactando negativamente no desenvolvimento das crianças. Com isso, afetam principalmente a autoestima, autoconfiança e autonomia de seus filhos.

O pai tóxico é representado por uma figura paterna que causa danos à saúde mental do filho ou tutelado, seja propositalmente ou de modo involuntário, a partir de falas, atitudes e outras formas de externar crenças negativas. Essas atitudes são encaradas como formas de mostrar o descontentamento em relação ao filho.

Para ser uma boa mãe, muitas mulheres acreditam que precisam doar-se completamente e atender a todas as expectativas e interesses de seus filhos, acreditam na perfeição da maternidade e sofrem constantemente com a sensação de estarem sempre abaixo das expectativas sociais relacionadas à maternidade.

O pedófilo tentará representar para a criança uma figura paterna. Alguns pedófilos procuram por crianças de pais solteiros que não conseguem dar muita atenção aos filhos. Um molestador de crianças normalmente usará vários jogos, truques, atividades e linguagens para ganhar a confiança ou enganar a criança.

Nunca classifique seu filho, principalmente com defeitos e palavras pejorativas. Rótulos e insultos só causam sentimentos de mágoa e raiva. Essas palavras podem marcar seu filho e afetar significativamente seus relacionamentos e autoestima. Muitas vezes ouvimos da criança o clássico “eu gostaria de nunca ter nascido”.

6 atitudes afetuosas que as mães devem ter com os filhos todos os...

  1. Mostre afeição física. ...
  2. 2.Se faça sempre presente. ...
  3. Seja gentil. ...
  4. Use palavras amorosas. ...
  5. Discipline com calma. ...
  6. Ria com eles.

229 da CF/88 atribui aos pais o dever de assistir, criar e educar os filhos. No mesmo sentido O Código Civil, em seu artigo 1.634, impõe como deveres conjugais, o sustento, criação, guarda, companhia e educação dos filhos (1.566, IV).

“Ser mãe é ser capaz de cuidar, proteger e amar, de forma incondicional, as duas preciosidades que Ele me emprestou”. “Ser mãe é ensinar e aprender. É crescer junto do seu filho. É amar incondicionalmente.

Mães narcisistas e depressivas são as mais comuns entre as abusadoras, embora haja agressões com motivação sexista, racista, capacitista ou LGBTQIA+fóbica. Fenômenos como esses, mais uma vez, rompem com a imagem de mãe enquanto necessariamente amorosa, zelosa, guardiã dos filhos.

A síndrome dos pais manipuladores ocorre quando eles transformam os filhos em vítimas. Isso é algo mais comum do que podemos imaginar. Na verdade, é uma situação conhecida como síndrome de alienação parental. Existem pais manipuladores que se valem de várias estratégias para exercer controle sobre seus filhos.

Bater, gritar, xingar ou envergonhar a criança são estratégias de disciplina pouco eficazes no curto prazo e destrutivas no longo prazo, conforme garante um artigo publicado recentemente na revista científica da Academia Americana de Pediatria.

Sim, é muito comum que pais e filhos enfrentem conflitos e guardem mágoas decorrentes disso. Todas as nossas relações estão sujeitas a isso. Mas ódio e raiva são emoções que, quando não compreendidas e não expressas, podem levar a uma série de problemas inclusive de saúde física.

As diferenças geracionais, os maus-tratos na infância e que deixam marcas profundas nos filhos, problemas com heranças, mau relacionamento familiar desde cedo, entre outras, são as principais causas desta tomada de posição de muitos filhos que optam por seguir a sua vida distantes dos pais.

A mãe cansada é uma imagem frequente na maternidade, no entanto não deve ser romantizada. Quando a exaustão se intensifica, surge o cansaço emocional, o esgotamento e o burnout materno.

A forma mais eficaz de lidar com o abuso emocional dos seus pais é definindo limites e mantendo distância (se possível), mas você também poderá desabafar com outras pessoas sobre a situação difícil que tem vivido.

Eles podem criticar duramente a criança com frequência e, muitas vezes também desconsiderar as conquistas dela. Um pai tóxico costuma ser muito negativo e gritar com frequência com os filhos. Um exemplo clássico desse tipo de comportamento é quando a criança leva para casa uma prova com uma boa nota.

Distancie-se do familiar tóxico.
Afastar-se do seu pai ou da sua mãe vai ajudar você a se sentir mais confiante para encarar o mundo de frente. Caso não queira cortar o contato completamente, reduza as visitas e comunicações por um tempo para ver como você se sente com os seus pais ocupando um espaço menor na sua vida.

Antes de qualquer atitude respire, respire novamente e respire de novo. Conte até 10 e aí respire mais um pouco. Muitas vezes o tempo em que você busca se acalmar também será o tempo em que a criança se abranda. Analise o contexto antes de agir e não esqueça de ser empático nas ações e palavras.