O que os santos dizem sobre o silêncio?

Perguntado por: sarruda4 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

O Sábado Santo nos convida ao exercício reflexivo do silêncio. É um dia onde as palavras do salmista adquirem um novo significado: “conserva-te, em silêncio, diante de Deus e espera n'Ele”. (Sl 37,7). Esta é a melhor resposta da fé, a única que convém diante dos sinais de morte que tentam ofuscar os sinais da Luz.

Segundo o dicionário Michaelis, algumas das definições para silêncio são: ausência completa de ruídos; estado de quem se cala ou se abstém de falar; recusa de falar ou ainda a abstenção voluntária de falar, de pronunciar qualquer palavra ou som, de escrever, de manifestar os seus pensamentos.

“Esse retiro é uma oportunidade para nos retirarmos do tráfego tumultuado de nossas vidas e nos ocuparmos de nosso mundo interior. Silêncio é uma linguagem sutil. O método de nos comunicarmos com nossa essência divina e com Deus, seja lá qual a concepção que tivermos Dele. É mais do que simplesmente não falar.

Voto de silêncio é um voto religioso de silêncio professado num contexto monástico. Conhecido como "mauna" no hinduísmo, jainismo e budismo, a prática é parte integral de algumas tradições cristãs.

O título de Nossa Senhora do Silêncio foi dado à Santíssima Virgem Maria após sua aparição silenciosa na aldeia de Knock, na Irlanda.

O silêncio pode ser usado para aliviar uma discussão acalorada, mas também pode manipular os outros para que se sintam desamparados. É importante usá-lo de modo construtivo para encorajar a comunicação.

Na lista de benefícios, o silêncio é responsável por desacelerar, acalmar, melhorar a concentração, o foco e a memória, além de ajudar o indivíduo a se entender melhor.

Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta, porque palavras em excesso se tornam desnecessárias quando não são para edificar. O silêncio responde, o silêncio acalma e nos faz entender o que palavras não expressão.

Ao contrário do que possa parecer, muitas vezes o silêncio tem muito a dizer, carregando em sua aparente falta de palavras uma intensidade tamanha de sentimentos, uma grande carga emocional, às vezes mais significativa do que uma enxurrada de palavras. O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar.

Sabe porque o silêncio machuca tanto? Pois ele esconde palavras que gostaríamos que fossem ditas.

Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.

A todo tempo ruídos externos estão atraindo a nossa atenção. Esses ruídos não são necessariamente sons, mas também imagens, vídeos, cores, frases que nos movem de um lado para outro.

Os espaços de silêncio no cotidiano são, portanto, espaços de respiro que permitem um ganho na qualidade de vida. Contribuem diretamente para acalmar e mudar o ritmo acelerado. O que pode impactar diretamente na redução do estresse e, por consequência, a experiência de maior criatividade.

“O silêncio de Deus” é uma leitura para fazer entender que Deus ainda está no controle da história, mas nem sempre dá evidências audíveis de Sua presença.

No silêncio podemos nos acalmar e focar no mais importante: Deus. Jesus muitas vezes se retirava para lugares solitários, silenciosos, para estar sozinho com Deus. O silêncio é importante para ouvir a voz de Deus. Praticar ficar em silêncio durante algum tempo torna seu falar mais disciplinado.

No primeiro dia, durante a doutrinação, o monge lhe disse que, para permanecer ali, o bagual deveria fazer um voto de silêncio completo pelo resto de sua vida. Tipo o Licurgo... Ele não poderia falar absolutamente nada, com uma única exceção: a cada 10 anos, seria autorizado a dizer duas palavras.

Voto de Castidade
Trata-se do desapego e de colocar Deus acima de tudo, semelhante a Jesus que viveu para o Reino e de forma consagrada às coisas do Pai. Ao contrário do que se pensa, a castidade vai além de si mesma. Ela é um sinal de fecundidade e de amor incondicional.

Na imagem, Nossa Senhora aparece com as mãos unidas em gesto de oração, com as vestes brancas contornadas em dourado, os olhos fechados e a cabeça levemente inclinada. A devoção à Virgem do Silêncio surgiu na Irlanda em uma aldeia chamada Knock após aparição de Nossa Senhora no dia 21 de agosto de 1879.

A devoção à Nossa Senhora do Sorriso teve início quando Santa Terezinha do Menino Jesus nomeou a Nossa Senhora das Vitórias de Virgem do Sorriso, após ser curada de uma grave enfermidade pelo sorriso que a Nossa Senhora lhe deu.

Envolve-nos em teu manto de silêncio e comunica-nos a fortaleza de tua fé, a altura de tua esperança e a profundidade de teu amor. Fica com os que ficam e vem com os que partem, ó Mãe Admirável do Silêncio! Amém. Nossa Senhora do Silêncio, rogai por nós!

Existem duas ocasiões perfeitas pra ficar calado: quando você sabe de menos e quando você sabe demais. A melhor forma de deixar alguém magoado é ficar calado quando essa pessoa mais quer ouvir sua voz.