O que Paulo quis dizer em Colossenses 1?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Paulo cumprimenta os santos em Colossos e declara que Jesus Cristo é o Redentor, o Primogênito de toda a criação, o Criador e o Senhor de toda a divina perfeição, em quem está a reconciliação do Universo. Paulo exorta os santos a estabelecerem sua fé em Jesus Cristo.

“Porque foi do agrado do pai”: assim começa esse versículo. O pontapé do que se segue adiante é o que aqui está dito. Deus se agradou daquilo que Paulo diz a seguir. Isto é, Deus não só aprovou, como desejou e quis que “toda a plenitude nele habitasse”.

1. Relativo ou pertencente a Colossas, cidade da antiga Frígia, na Ásia Menor. 2. Natural ou habitante de Colossas.

16. porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.

Epafras foi um pregador cristão que espalhou o evangelho a seus concidadãos colossenses.

A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia.

Perguntas para mais estudo:

  1. Qual foi a base da fé e do amor dos colossenses? (1:1-8)
  2. Como alguém ouve e entende a graça de Deus? (1:5-6)
  3. Qual foi a oração de Paulo pelos colossenses? Ele pediu bênçãos materiais ou espirituais? (1:9-12)

Para quem e por que esse livro foi escrito? Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Confiar é uma entrega, e agradar-se de Deus é colocá-lo como o mais importante de sua história. Não pense que Deus está afastado. Ele está mais próximo de você do que o ar que você respira. Quem sabe o maior desejo que você tem ainda neste ano é ver a sua família salva.

Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo. Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.

Epístola aos Colossenses, Carta de Paulo aos Colossenses, ou abreviadamente Colossenses são alguns dos nomes pelos quais é conhecida a epístola que o apóstolo Paulo redigiu aos cristãos da Igreja situada em Colossas, uma cidade frígia da Ásia Menor, aproximadamente no ano 60 d. C., durante a sua prisão em Roma.

Os santos de Colossos estavam sendo influenciados por ensinamentos enganosos e práticas errôneas que ameaçavam sua fé. Os membros da Igreja de nossa época enfrentam dificuldades semelhantes.

O versículo inicial da Primeira Epístola aos Coríntios indica que ela foi enviada pelo Apóstolo Paulo e um discípulo chamado Sóstenes, que pode ter servido como escrevente de Paulo (ver 1 Coríntios 1:1).

As cartas de Paulo falam sobre questões centrais da Fé Cristã. Divinamente inspiradas pelo Espírito Santo, essas cartas trazem instruções teológicas indispensáveis à doutrina cristã.

R: Epafras contou e mostrou a eles o que realmente é a graça de Deus. P10: v7: A quem Epafras estava ensinando e ajudando? R: Aos cristãos colossenses, em lugar ou enviado por Paulo. (NOTA: No v8, em algumas traduções, aparece a palavra “Espírito”.

A cidade de Colossos hoje é apenas um sítio arqueológico. Em seu lugar foi erguida pelos turcos a cidade de Honaz, próximo às escavações arqueológicas. Colossos era uma cidade da Frígia, região da Ásia Menor (Atual Turquia). Encontrava-se na parte superior do vale do rio Lico, a uns 120 quilômetros de Éfeso.

Nessa passagem de Colossenses 3 estudo, Paulo exorta aos colossenses sobre como vencer a batalha travada no campo de batalha das nossas mentes. Ele defende que devemos ocupar a mente com as coisas do Senhor e que devemos deixar para traz as práticas pecaminosas.

Mas então vemos qual é a diferença de fato: não uma lei diferente, mas a localização da lei, agora escrita em corações e não em pedra. Então, assim como parece que a “antiga” aliança será substituída, olhamos mais de perto e vemos que ela está sendo pressionada mais profundamente no coração do povo de Deus.

Data. A data provável que a epístola foi escrita teria sido por volta do ano 55, quando Paulo encontrava-se na cidade de Éfeso em sua terceira viagem missionária Atos 19:1; Atos 20:1).

Paulo escreveu as epístolas para as comunidades que visitara, pregando e ensinando as máximas cristãs.