O que é seu 7 na Umbanda?

Perguntado por: bsoares . Última atualização: 9 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Exu das Sete Encruzilhadas Rei da Lira, conhecido também como Seu Sete da Lira é, segundo a Umbanda, uma manifestação de exu, que seria incorporado pela mãe-de-santo Dona Cacilda de Assis, no início da década de 1970.

É a Alma servida pela Natureza. O número quatro que simboliza a Terra, associado ao três que simboliza o céu, nos permite dizer que o sete é a totalidade do universo em movimento. O sete é o número da transformação. Um grande axé para todos vocês!

No caso do Exú Sete Trevas, ele é subordinado direto do Maioral, com a incumbência, autoridade e permissão de poder adentrar em qualquer um desses planos sem ser molestado, desde que obedeça as regras de cada Plano e de antemão, peca licença ao Chefe de cada lugar para adentrar.

A Pomba Gira Sete Saias é uma entidade mística que trabalha no mundo espiritual, que aparece sempre com suas sete saias e colares que dão sete voltas, é muito ligada a este número. Ela costuma atuar em questões ligadas ao amor, dinheiro e saúde. Sua saudação é: “Laróiè pomba gira, laróiè 7 saias.”

A Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas é celebrada na cidade com todo o amor, alegria e o fervor que seus súditos e admiradores lhe dedicam. Conclui-se que sua festa é a constatação de que seu culto é um dos mais relevantes na experiência religiosa da Umbanda.

O pai ou a mãe incorpora o guia chefe daquela gira o começam os trabalhos. O guia chefe da gira é a entidade que está incorporada no pai e na mãe.

Vela de Magia - Exu 7 Encruzilhadas Vermelha.

'Dona Sete' é a forma como algumas Pomba-Giras se denominam. Ela é a Rainha que domina as Encruzilhadas, as Catacumbas, as Covas, as Marés, as Almas. Dona Sete se apresenta como uma mulher de meia idade, muito reservada, educada, inteligente e culta.

Exu das 7 Encruzilhadas é o nome de uma falange e atrás do nome existe um espírito de luz e evoluído, que tem como missão ajudar no crescimento, proteção e evolução dos seus médiuns e consulentes.

Simbolicamente, cada Orixá tem sua cor, pedra, dia da semana, dança, canto, saudação, etc., que são elementos que servem para representá-los de modo a serem mais bem compreendidos. Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.

O Odu Odi. Ôdi é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com sete conchas abertas pela natureza e nove fechadas. Nesta caída responde Exu, Ogum, Oba, Oya. Significa perigo iminente.

Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7.

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.

Exu Capa Preta, também conhecido como Exu Capa Preta das Almas, é um dos maiores símbolos da Umbanda. Embora muito temido pelos seres humanos, essa entidade traz consigo uma grande sabedoria, além de um desejo enorme de ajudar as pessoas em suas mais diversas questões.

Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido. No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.