Quem são as 3 Marias na Umbanda?

Perguntado por: ltaveira . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

As Três Marias: Padilha, Mulambo e Quitéria (Conhecimentos da Religiosidade Brasileira) eBook Kindle.

Temos então pomba gira MARIA MULAMBO do CABARÉ, PADILHA do CABARÉ, das ALMAS do CABARÉ, e assim por diante. Não podemos dizer que as pombas giras denominadas do CABARÉ, não são entidades vinculadas a sexualidade, sim, mas também estão envolvidas com situações das mais complexas.

Essa pomba gira nasceu em 1624 no Reino de Portugal, em Lisboa. Como toda portuguesa, ela recebeu o primeiro nome de Maria e o segundo nome de Quitéria, em homenagem a Santa portuguesa. Ela foi criada por sua avó materna, pois sua mãe era viúva e enamorou-se do imediato de um navio mercante, seguindo com ele em viagem.

O fato mais curioso de todos é que, na verdade, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitak, nomes árabes que significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”. Outro, é saber que elas estão realmente muito próximas no céu, estando a aproximadamente 1500 anos-luz da Terra.

Cada cultura dá às Três Marias um diferente significado. Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. Também representam os Três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar -, que estariam a caminho de Belém no nascimento do messias.

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

MARIA NAVALHA: Uma Malandra Ou Uma Pombo Gira? “Acredito que ambas!” Maria Navalha é o nome adotado por muitos espíritos com apresentação feminina que trabalham de modo independente, costumam se apresentar na Umbanda, mas também em casas de Candomblé que cultuam entidades.

Os nomes dados as malandras se assemelham e em muitos casos são idênticos aos das Pombagiras, isso já configura um dos motivos para que haja tanta confusão ao distinguir essas duas manifestações. Marias, Padilhas, Quitérias..

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.

Iansã tem dois maridos, um deles é Ogum, o caçador.

Oferenda. A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

A mais conhecida de todas é, sem dúvidas, Maria Padilha, que segundo consta foi uma rica cortesã no século XIV, amante de sete homens.

A Pomba Gira Sete Saias é uma entidade mística que trabalha no mundo espiritual, que aparece sempre com suas sete saias e colares que dão sete voltas, é muito ligada a este número. Ela costuma atuar em questões ligadas ao amor, dinheiro e saúde. Sua saudação é: “Laróiè pomba gira, laróiè 7 saias.”

As Três Marias é um romance de Rachel de Queiroz publicado em 1939.

No entanto, ela é composta por um sistema triplo: Alnitak Aa, Alnitak Ab e Alnitak B. Estas três estrelas são maiores que o Sol, a primeira é 20 vezes maior e as outras são cerca de 7 vezes maiores.

O nome latino Orion – que costuma ser grafado como Órion em português, mas também Orionte e Orião – veio diretamente do grego Oarion, nome de um gigante mitológico, excelente caçador, que segundo a maioria das versões foi morto por engano por uma flechada da deusa Ártemis (Diana na mitologia romana), que o amava.