O que pode comprimir o nervo pudendo?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

O nervo pode ser comprimido durante longos períodos de tempo na posição sentada e pode ser devido ao microtraumas como andar de bicicleta ou de moto. A distensão do nervo durante períodos de constipação e trabalho de parto também podem levar a dor.

O paciente usualmente apresenta um quadro de dor que vai da região do ânus até o pênis (em homens) ou até o clitóris (em mulheres). A dor pode ser superficial ou sentida em regiões mais profundas da região retal, vaginal ou mesmo na uretra, às vezes com a sensação de que um corpo estranho ocupa essas regiões.

Os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes são: Quadro de dor intensa na região pélvica, entre o ânus e os órgãos genitais (pode ser unilateral ou bilateral). Intensificação da dor na posição sentado ou quando permanecer em pé por longo período (porém, ao deitar, os sintomas tendem a reduzir ou desaparecer.

O exame Eletromiografia de Nervo Pudendo faz uma avaliação da integridade do nervo Pudendo, bilateralmente, que é o nervo responsável pelo controle motor e sensitivo do períneo e do esfíncter anal.

Diagnóstico. Tendo em conta o tipo de dor e a sua irradiação e duração, perante a suspeita de neuralgia do pudendo, para confirmar o diagnóstico deve recorrer-se à Neurografia do Pudendo em Ressonância Magnética 3 Tesla.

Contraia e relaxe. A ideia aqui é fazer o simples exercício de contrair e relaxar os músculos do assoalho pélvico. Você pode começar fazendo cinco vezes e, quando se sentir mais segura(o), passar para dez e repetir em mais duas séries. Conte até cinco de modo pausado e, a cada número, contraia e relaxe.

O bloqueio do nervo pudendo, é uma técnica de anestesia local utilizada em procedimentos de obstetrícia para anestesiar o períneo durante o trabalho. Neste procedimento, um agente anestésico como a lidocaína é injetado através da parede interna da vagina sobre o nervo pudendo.

Para executá-lo, basta colocar um saquinho de aproximadamente 1 Kg — como um pacote de sal — na vertical, entre os ísquios, e sentar sobre ele. Em seguida, é só respirar algumas vezes, tentando relaxar a musculatura do períneo. Na sequência, incline o tronco para frente e para trás, em uma série de 10 repetições.

Certos sintomas são preocupantes em mulheres com dor pélvica: Tontura ou perda de consciência súbita (desmaio ou síncope) independentemente de quão breve tenha sido.

O ponto de aplicação para bloqueio do nervo pudendo foi localizado por meio de agulha introduzida na região isquiática (direita e esquerda).

Ele se origina na cavidade pélvica a partir do plexo sacral, mais especificamente dos ramos anteriores dos nervos espinais S2, S3 e S4. O nervo deixa a cavidade pélvica através do forame isquiático maior, contorna a espinha isquiática e entra no períneo através do forame isquiático menor.

Uma pressão nesse nervo pode causar inflamação e consequentemente a chamada dor ciática. A causa mais comum de dor nesse nervo é uma hérnia de disco (problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras). Outra causa menos comum de compressão do nervo ciático é quando ele passa pelo músculo piriforme (glúteo).

Um nervo comprimido acontece quando algo coloca muita pressão em um dos seus nervos, seja nos ossos, cartilagens, músculos ou tendões. Isso interrompe a capacidade de funcionamento do nervo, causando dor e vários outros sintomas.

Dor pélvica é desconforto na parte inferior do abdome e é uma queixa comum. É considerada separadamente da dor vaginal e da dor vulvar ou perineal, que ocorrem em órgãos genitais externos e a pele do períneo.

Qual exame detecta nervo ciático inflamado? A Ressonância Magnética é o melhor exame para investigação do nervo ciático. Além da ressonância, a eletroneuromiografia também é importante pois avaliamos a função do nervo.

Eletroneuromiografia (ENMG) preço com a Doctor Saúde a partir de R$ 90,00.

Muitas vezes, o médico inicial que faz o diagnóstico é um neurologista. A depender do caso, o próprio neurologista consegue tratar o paciente, a partir de medicações.

Os principais sintomas da nevralgia são:

  • Dor aguda;
  • Paralisia ou fraqueza dos músculos próximos ao nervo acometido;
  • Dor constante;
  • Sensação de queimação;
  • Sensibilidade maior.

Sintomas e características da Neuralgia Trigeminal
A forma típica ou “clássica” do distúrbio causa dor extrema, esporádica, queimação repentina ou dor facial semelhante a choque que dura de alguns segundos a até dois minutos por episódio.