O que pode e o que não pode ser declarado no Imposto de Renda?

Perguntado por: usubtil . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Despesas com educação, saúde, dependentes e alimentandos, previdência social, doações e aluguéis são apenas alguns dos gastos que você pode abater do imposto na hora de prestar as contas com o Leão.

Entre as deduções estão os gastos feitos ao longo de 2021 que, se declarados, podem reduzir o quanto o contribuinte vai pagar de imposto ou mesmo aumentar a restituição. Os gastos relacionados à saúde, educação, previdência privada, pensão e dependentes podem ser deduzidos na sua declaração.

Podem ser deduzidas as despesas com aluguel, energia, água, gás, taxas, impostos.

O projeto altera a Lei 9.250/95 que trata do imposto de renda. Pelas regras atuais, os medicamentos comprados na farmácia não podem ser deduzidos do IR, a dedução pode ser feita apenas para remédios incluídos na conta de uma internação hospitalar.

Lentes de contato e óculos, mesmo que tenham sido adquiridas com uma receita médica, não podem ser abatidos do Imposto de Renda. A exceção são as lentes intraoculares que estiverem em conta emitida por estabelecimento hospitalar ou profissional qualificado.

As deduções legais incluem contribuições à Previdência Privada, gastos com medicamentos, saúde e educação, entre outros. Portanto, a pessoa física pode pagar menos Imposto de Renda no Brasil de maneira legal.

Despesas com educação, saúde, dependentes e alimentandos, previdência social, doações e aluguéis são apenas alguns dos gastos que você pode abater do imposto na hora de prestar as contas com o Leão.

Os tipos de pendência na receita podem estar relacionados ao atraso ou não entrega da declaração anual de imposto de renda, ao não pagamento dos tributos relacionados a algum CNPJ em seu nome, ou qualquer outro tributo federal pendente.

Cair na malha fina da Receita Federal significa que a sua declaração ficará retida por causa de algum erro, como um valor incorreto, um rendimento omitido, informações cadastrais erradas ou até mesmo uma possível fraude em análise.

Como declarar? O certo é ir recolhendo o imposto ao longo do ano, pagando o carnê-leão. O próprio programa da Receita faz automaticamente o cálculo do imposto a pagar. Ao fazer isso, o trabalhador não vai ter que pagar tudo junto na hora de fazer a declaração anual de ajuste.

Pergunta: "Posso deduzir gastos com remédios no Imposto de Renda?" Resposta: Depende. Só é possível deduzir gastos com remédios se constem da conta do hospital. Se a pessoa compra diretamente na farmácia, mesmo que seja sob recomendação médica e de uso contínuo, não pode deduzir.

Comece a pagar menos impostos na conta de luz
Estamos falando da energia solar fotovoltaica, um sistema que permite que consumidores gerem sua própria energia a partir da luz solar. Quem investe na energia solar, paga menos impostos na conta de luz, produz sua própria energia e ainda contribui para o meio ambiente.

Essa medida estabeleceu um teto de 18% para as alíquotas de ICMS cobradas nas faturas de energia elétrica. A maior parte dos estados brasileiros cobravam alíquotas de ICMS nas faturas que variavam entre 25% e 30%.

Despesas médicas e hospitalares não têm limite de dedução no imposto. Despesas médicas e com hospitalização podem entrar na declaração do Imposto de Renda de 2022 e garantir desconto no imposto devido ou aumentar a restituição a receber. Ao contrário dos gastos com educação, a categoria não tem limite de dedução.

A indicação das despesas deve ser feita na ficha Pagamentos Efetuados, no modelo de declaração completa. É necessário informar, por exemplo, se o gasto com uma consulta médica ou exame foi feito pelo declarante, por um dependente ou um alimentando.

Como declarar
Para declarar uma consulta médica, por exemplo, é preciso selecionar o código “10 – Médicos no Brasil”. Em seguida, informe se o beneficiário da consulta foi o próprio titular da declaração ou se foi um dependente ou alimentando. Depois, basta digitar o nome e CPF do médico e o valor pago pela consulta.