O que pode gerar um mau atendimento?

Perguntado por: nmartins6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Entre o 5 principais motivos que podem levar a sua empresa a prestar um mau atendimento ao cliente estão: Demora excessiva para prestar atendimento. Limitar-se a apenas um canal de atendimento. Não investir em automatização.

Quais são os principais tipos de reclamações dos clientes?

  1. Mau funcionamento de produtos. ...
  2. Tempo de espera. ...
  3. Capacitação dos colaboradores. ...
  4. Fraudes. ...
  5. Falha na entrega. ...
  6. Mudança nos produtos ou serviços.

O que não fazer no atendimento ao cliente?

  • Tratar o cliente sem personalização. ...
  • Não ter conhecimento sobre o produto ou serviço. ...
  • Dizer mentiras. ...
  • Menosprezar o cliente ou tratá-lo com frieza. ...
  • Não tentar encantá-lo a cada ligação. ...
  • Demorar muito para atender. ...
  • Não ter seriedade no atendimento.

Principais fatores que influenciam na qualidade no atendimento

  • Emoções do cliente. Um dos fatores que influencia significativamente na qualidade do atendimento é o sentimento dos clientes. ...
  • Conhecimento do público-alvo. ...
  • Treinamento de colaboradores. ...
  • Transparência. ...
  • Tecnologia.

Profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

E isso engloba muita coisa: desconhecimento dos produtos/serviços, rapidez nos processos, usar discurso ensaiado (comum na hora da reclamação), falta de efetividade na resolução dos problemas, tratamento frio, pressão para finalizar a compra, ter que ficar repetindo informações para atendentes diferentes, não receber ...

Quando um consumidor insatisfeito começa a falar mal da sua empresa, sua reputação tende a diminuir, fazendo com que outras pessoas desistam da compra em seu negócio causando uma queda nas vendas.

Profissionalismo e esforço em compreender o que o cliente precisa são os itens essenciais para um atendimento excelente. Não se trata apenas de ser bem-educado. Tratar bem os clientes e ser honesto são mais do que diferenciais – são a obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

Veja, a seguir, 5 desses desafios e as possíveis soluções para cada um deles!

  • Não deixar o cliente esperando para ser atendido.
  • Agilizar o atendimento.
  • Oferecer autoatendimento.
  • Manter sua equipe qualificada.
  • Gerir períodos de alta demanda.

Má reputação da empresa
Fazendo com que a empresa fique com uma imagem ruim e com que essa informação seja espalhada para mais pessoas. Além disso, os clientes mal atendidos fazem o mesmo: falam mal da empresa, expõe a experiência ruim que tiveram e fazem indicações negativas para quem pergunta sobre.

Empatia, cordialidade, boa postura e de fato resolver as necessidades e problemas, é o que torna seu atendimento eficaz. Nem todos os processos podem ser automatizados! Por isso, as interações e a adaptação da linguagem de comunicação continuam sendo de extrema importância para fidelizar seu cliente.

Matheus Hespanhol

  1. 1 - Apatia. Quando o colaborador não demonstra importância no problema do cliente.
  2. 2 - Má vontade. ...
  3. 3 - Frieza. ...
  4. 4 - Desdém. ...
  5. 5 - Robotismo. ...
  6. 6 - Apego excessivo às normas. ...
  7. 7 - Jogo de Responsabilidades.

Confira as práticas específicas de cada uma delas.

  • Proatividade. Essa é, com certeza, uma das principais características de um bom profissional de atendimento. ...
  • Empatia. Ser empático significa compreender a situação do outro e se colocar em seu lugar. ...
  • Paciência e resiliência. ...
  • Agilidade. ...
  • Organização. ...
  • Boa comunicação.

Quais os pilares para a qualidade no atendimento ao cliente?

  • Satisfazer às necessidades dos clientes.
  • Oferecer uma boa experiência do cliente.
  • Agilidade na resolução de problemas.

Entenda o que é qualidade no atendimento
Assim, podemos definir a qualidade no atendimento como as estratégias utilizadas por uma marca para conquistar clientes, deixá-los satisfeitos e felizes com o produto ou serviço.

8 Dicas para um bom atendimento ao cliente

  1. Cuide da apresentação. A primeira impressão é decisiva para iniciar um relacionamento saudável. ...
  2. Pratique a empatia. ...
  3. Faça perguntas poderosas. ...
  4. Cuidado com o vocabulário. ...
  5. Faça pesquisas de satisfação. ...
  6. Entenda seu cliente. ...
  7. Entenda seu produto. ...
  8. Padronize a experiência.

Falta de atenção com o cliente
Além da falta de interesse na hora de atender e escutar dúvidas do cliente, alguns vendedores também faltam com atenção quando não conseguem fechar uma venda, um comportamento que frustra o consumidor e prejudica a imagem do negócio.