O que pode interferir no resultado do teste de gravidez?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Falsos positivos: principais interferentes do exame de gravidez. As principais substâncias que interferem no exame de gravidez são os suplementos vitamínicos que contêm biotina e alguns tipos de tumores. A pílula do dia seguinte pode alterar a sua menstruação, porém ela não afeta o resultado do seu exame.

É possível obter um resultado negativo no seu teste de gravidez por dois motivos: você não está grávida ou está grávida, mas fez o teste cedo demais para que o teste de gravidez usado detectasse o hormônio de “gravidez” hCG em seu corpo.

Antes de fazer um teste de gravidez, você não precisa beber mais água do que o usual pela manhã. Na verdade, beber muita água pode diluir sua urina e afetar o resultado do teste. Se você obteve um resultado negativo, mas ainda acha que pode estar grávida, repita o teste alguns dias depois.

O resultado do teste de gravidez de farmácia geralmente é bastante confiável, desde que feito de acordo com as instruções da embalagem e no momento correto, ou seja, a partir do 1º dia do atraso menstrual. No entanto, para confirmar o resultado, o melhor é sempre repetir o teste 2 a 4 dias após o primeiro resultado.

O atraso menstrual pode ter várias causas, inclusive a mais comum que é a gravidez, mas como seu exame de BHCG é negativo sugiro que além de repetir o exames, nesses casos é sempre interessante mais de um exame, procure um ginecologista para ampliar a pesquisa do seu atraso menstrual.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Desta forma, as mulheres com ciclos regulares já podem desconfiar de gravidez com 5, 6 dias de atraso menstrual. Nesse sentido, o ideal é realizar um teste de gravidez para descartar ou confirmar esta possibilidade.

Caso ainda desconfie, faça o exame de sangue – sendo negativo com mais de uma semana de atraso da menstruação, então certamente você não está esperando bebê. Porém, é importante saber o seu período de ovulação, pois, nos casos de ovulação tardia, exames podem não identificar tão logo a gravidez.

Existe um motivo que responde ao porquê o exame de gravidez deu negativo: os níveis de hCG (hormônio produzido pelo organismo na presença de gravidez) estão abaixo do considerável para indicar uma gestação. O hCG somente começa a elevar-se no organismo depois de oito dias após a implantação do óvulo fecundado no útero.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

Em quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez? Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe.

Você pode sim fazer um teste de gravidez no meio do dia ou mesmo à noite. Entretanto é mais provável que você obtenha um falso-negativo principalmente se você ainda não está com atraso menstrual e se você tem bebido muita água e sua urina está diluída.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Quando o organismo da mulher se prepara para menstruar, ela pode reter líquido e a barriga ficar mais protuberante. Por isso dizemos que barriga inchada pode ser gravidez quando o atraso é superior à uma semana.

Mergulhe um teste normal num copo de Pepsi ou Coca-Cola.
Alguns ingredientes presentes nos refrigerantes imitam os hormônios da gravidez, então podem induzir um falso positivo.

1. os chás naturais podem ajudar – sem exageros! Os chás de gengibre, folhas de rabanete, orégano, sene e canela podem fazer a menstruação descer em pouco tempo. Após ingerir, pode ser que demore dias, horas ou minutos pro sangue menstrual aparecer, pois tudo depende do seu processo de digestão e absorção.

Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

Você pode estar sentindo dor na bexiga, no intestino, em outros lugares que não são o útero, mas estão muito próximos. Esse pode ser um dos motivos de você estar com dor e não menstruar. Não é exatamente uma cólica, mas é outro tipo de desconforto e ele precisa ser investigado.

O app funciona como um scanner de impressões digitais, para utiliza-la basta pressionar o dedo no scanner em seguida suas impressões digitais será digitalizada e depois só aguardar o processo de análise que irá calcular se deu positivo ou negativo o resultado.

Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo. Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.