Quando o feto morre o teste de gravidez da Positivo?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

É esperado que após um período de aproximadamente 15 dias após a resolução de um abortamento espontâneo o hCG não seja mais detectado no sangue ou urina. É importante ressaltar que antes da eliminação completa do abortamento, seja espontaneamente ou através de curetagem, o hCG ainda pode ser detectado.

Dá-se quando o embrião ou feto morre ou deixa de se desenvolver, mas fica retido, juntamente com os produtos da conceção (feto, placenta e saco amniótico), no útero materno, durante semanas e até meses.

Geralmente, o aborto espontâneo vem acompanhado de sintomas como uma dor abdominal similar à da cólica, além de um sangramento que pode não ser muito grande e pode até ser confundido com a menstruação. Algumas vezes, além do sangue, a paciente elimina também outros produtos da concepção.

O exame de ultrassom poderá confirmar a interrupção da gravidez, ao identificar na imagem a falta de batimentos cardíacos e de movimentação do bebê. Pode ser também que o feto não apareça na ultrassonografia, caso já tenha sido eliminado pelo útero materno.

Dependendo da causa do óbito, ela não vai sentir nada. Claro, alguns casos vão demandar ação rápida: se ela tem pressão alta, teve descolamento prematuro de placenta, começou a sangrar”, detalha. Se não houver sangramento ou dor, o especialista garante que não há necessidade imediata de retirar o feto.

O professor complementa: "Toda vez que você tem um óbito embrionário ou morte fetal o correto é você aguardar durante quatro semanas, para que o feto ou o embrião seja eliminado sozinho. Só depois disso, se não eliminou sozinho, que é indicado o procedimento".

Conduta Farmacológica
Outra opção para o tratamento de aborto retido é o de internar a paciente e fornecer medicamentos à base de ocitocina para provocar contrações uterinas. Dessa forma, a mãe passa por uma situação parecida com a de um parto normal e, assim, o embrião e os resíduos são expelidos.

Podem surgir pequenos coágulos no absorvente. Liberação de coágulos maiores e tecido cinza. Em alguns casos pode ser possível identificar o saco amniótico. Dor e cãibras toleráveis na região do abdômen, coxas e costas, que melhoram com a menstruação.

Misoprostol está indicado nos casos em que seja necessária a interrupção da gravidez, em gestações a termo ou próximas ao termo e na indução de parto com feto morto antes das 30 semanas, em caso de aborto legal.

Mulheres, a falta de sintomas no primeiro trimestre não significa que sua gravidez não esta evoluindo bem. Se durante as consultas e principalmente depois de realizar o ultrassom esta tudo dentro da normalidade, não tem porque se preocupar.

1. Massagear a barriga. Passar as mãos na barriga e sentir que há uma pessoa crescendo ali dentro é, sem dúvidas, algo emocionante para mamães, papais e familiares próximos. O que nem todo mundo sabe é que esse toque carinhoso é benéfico também para o próprio bebê.

Ele passa por rápido desenvolvimento celular, apresentando inicialmente cerca de 1 centímetro de comprimento, encerrando essa fase com aproximadamente 17 centímetros; quando seu corpo se apresenta mais ereto e alongado.

Quando retido, pode ser expulso naturalmente no decorrer dos dias. Caso não ocorra dentro de 1 mês, é necessário intervenção médica para retirada2, que pode ser através da curetagem ou aspiração manual intrauterina (AMIU).

Ao surgir qualquer sangramento durante a gravidez é necessário procurar por um pronto atendimento ou pelo seu obstetra, principalmente se acompanhado de outros sintomas como dores, cólicas e febre.

Muito temido pelas gestantes, o sangramento na gravidez nem sempre indica riscos ao bebê. Porém, em alguns casos, pode ser indício de que algo não está 100% bem ou até mesmo indicar abortamento. Existem certos momentos e estágios da gestação que ele é bem comum, mas em outros é bom ligar o alerta.

Além de serem fontes poderosíssimas de nutrientes, chás de gengibre, framboesa e damiana, por exemplo, podem ajudar a "limpar" o útero, expelindo partículas residuais de endométrio que não saíram totalmente durante o parto. Nessa matéria, nós explicamos os benefícios de cada um desses chás. Dá uma olhada!

Conforme a Dra. Fernanda, a gravidez anembrionária “é diagnosticada nas primeiras semanas da gravidez, através do ultrassom obstétrico transvaginal”. Assim, o ginecologista poderá analisar a bolsa amniótica e verificar que não há embrião, batimentos cardíacos e movimento fetal.