O que pode ser considerado um bem?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Podemos utilizar como exemplo dinheiro; alimentos; roupas e várias outras coisas. São fungíveis as coisas que avaliadas e consideradas no comércio em sua massa quantitativa. Não se esquecendo, mesmo que seja da vontade de um ser humano, mesmo que o bem seja dele, uma coisa fungível não pode tornar-se infungíveis.

Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos, etc. Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico, etc.

Alguns exemplos de bens móveis são equipamentos, dinheiro e veículos, que podem ser adquiridos por compra, herança, ocupação ou invenção.

Exemplos de alguns bens e direitos que possam pertencer a uma entidade são: móveis, veículos, valores a receber, computadores, imóveis, dinheiro em caixa, dinheiro depositado em bancos, mercadorias em estoque etc.

Os bens podem ser classificados em: móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos, fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, singulares e coletivos, comercializáveis ou fora do comércio, principais e acessórios, e públicos ou particulares.

Existem basicamente cinco tipos de bens patrimoniais: bens corpóreos, incorpóreos, bens móveis, bens imóveis e bens fungíveis. Bens corpóreos são os bens materiais, tangíveis, que podem ser tocados e vistos. Exemplos incluem um edifício, um carro, uma mesa, uma cadeira, um computador.

Bens livres (ar, mar, de livre acesso e sem valor). Bens econômicos: Bens materiais (roupas, casa, carro, objetos em geral) , bens de consumo (gasolina, alimentos), bens de capital (instalações, maquinários, servem pra produzir outros).

Os bens são itens que podemos ver e tocar, tais como um livro, uma caneta, sal, uns sapatos, um chapéu, uma pasta, etc. Os serviços são prestados por outras pessoas a quem os utiliza, como por exemplo, um ato médico, cortar a relva, cortar o cabelo ou servir comida num restaurante.

Conceito de bens: materiais e não materiais
Eles podem ser divididos em: Bens de consumo: destinados à satisfação de necessidades, podendo ser duráveis, como os imóveis, ou não-duráveis, como os alimentos; Bens de capital: servem para provocar o surgimento de novos bens, como equipamentos, maquinários, edifícios etc.

Bens moveis são tudo que é seu sem ser um imóvel (casa, terreno, apto, etc...) exemplo de bem móvel: carro, tv, telefone, etc Bem imóvel se refere a imoveis ou seja casa, apto, terreno, galpao, etc.

Os bens particulares são aqueles que cada um já tinha antes de casar, e também os bens recebidos por apenas um dos cônjuges por meio de doação ou de herança. Além disso, o cônjuge tem direito a meação dos bens adquiridos durante o casamento.

O conjunto de bens, direitos e obrigações formam o patrimônio pessoal de um cidadão. Os bens se referem a itens com valor econômico agregado e que podem ser transformados em dinheiro. Exemplo disso são carros, pontos comerciais, lotes de terra, imóveis, entre outros. O patrimônio pessoal é dividido em duas partes.

BENS DE USO OU CONSUMO PESSOAL
Os bens de caráter manifestamente pessoal são aqueles que o viajante possa necessitar para uso próprio, considerando as circunstâncias da viagem e a sua condição física, bem como os bens portáteis destinados a atividades profissionais a serem executadas durante a viagem.

O que são bens imóveis? Bens imóveis são aqueles que estão vinculados ao solo e não podem ser removidos do seu lugar sem destruição ou dano à sua estrutura. Também podem ser chamados de bens de raiz. Edifícios, construções, terrenos e árvores são alguns exemplos.