O que pode ser denunciado no Ministério Público?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

O Ministério Público é o órgão responsável pela defesa dos interesses sociais de forma a garantir a cidadania em uma sociedade. Dessa forma, qualquer pessoa pode enviar uma denúncia ao Ministério Público, quando for vítima ou presenciar alguma situação em que os direitos humanos sejam desrespeitados.

30 dias corridos para resposta da Ouvidoria. É importante ressaltar que, nas denúncias, a Ouvidoria demanda informações e providências de outros órgãos do MPF, motivo pelo qual a finalização da manifestação na Ouvidoria poderá ultrapassar o referido prazo .

A denúncia é interposta para os crimes que devem ser processados por meio de ação penal pública, cuja o titular é o representante do Ministério Público. A queixa-crime é utilizada para os casos de ação penal privada e é apresentada em juízo pelo próprio ofendido ou representante legal, por meio de um advogado.

De acordo com o mencionado artigo, a denúncia deve conter “a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas.”

Na imensa maioria dos crimes, a iniciativa de propor a ação – no caso, a denúncia – é exclusiva do Ministério Público, que, independentemente do consentimento da vítima ou de sua família, deve promover a ação penal (em casos de homicídio, roubo e desvio de verbas, por exemplo): são as “ações penais públicas ...

Na denúncia, são relatados os fatos e indicada a participação de determinada pessoa no crime, indicando o enquadramento da prática nos termos da legislação penal.

Prazos relacionados à queixa-crime
Segundo o Art. 38 do Código de Processo Penal, o querelante tem até seis meses para apresentar a queixa, contado a partir do dia em que vier a saber quem é o autor do crime.

Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias (redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

A partir do recebimento da denúncia, o réu é chamado ao processo através da citação para que possa apresentar sua defesa, sendo que, nos termos do artigo 363 do Código de Processo Penal, o processo terá completa sua formação com a citação do acusado.

Ministério Público do Estado do Amazonas - MPAM

  1. Acesse o site: www.mpam.mp.br.
  2. No lado direito da página clique em "denúncias"
  3. Clique em "denúncia online"
  4. Preencha o formulário com a denúncia.
  5. Por último, digite o código de segurança e clique no botão "enviar".

"A representação criminal é uma manifestação da parte ofendida - a vítima - deixando explícito o seu desejo de ver a punição do acusado ou do investigado com relação ao delito praticado.

De maneira geral, o Ministério Público tem o direito-dever de oferecer denúncia no caso de ação pública incondicionada, independentemente de qualquer condição. No entanto, nos casos em que o MP não cumpre com o seu papel, como vimos, a parte pode ingressar com Ação penal privada substitutiva da Ação Penal Pública.

O anonimato do denunciante prejudica a investigação dos fatos pelo Ministério Público. Caso possa se identificar mas queira ter certeza que sua identidade não será conhecida, é possível solicitar o sigilo de seus dados de identificação pessoal. A lei não assegura sigilo absoluto ao denunciante.”

O processo penal tem início, geralmente, por ato do Ministério Público, quando seu representante, na posse de indícios de ocorrência de algum crime, oferece denúncia, dirigida ao Poder Judiciário, para que o suspeito seja processado.

Em alguns casos é possível descobrir o autor da denúncia. Se você suspeitar que o autor da denúncia e seu agressor sejam a mesma pessoa, avise sua assistente social. Avise a assistente social se você acha que ele te denunciou porque está com raiva ou quer te prejudicar.

A Constituição Federal prevê explicitamente como atribuição da polícia judiciária a apuração das infrações penais, conforme se observa no art. 144, § 4º, sendo que cabe ao Ministério Público tão somente fiscalizar a atividade policial, nos termos do artigo 129, VII, da Constituição Federal.

O MP age nos casos de ameaça aos direitos previstos na Constituição e nas leis, por iniciativa própria (de ofício), ou após ser acionado por qualquer cidadão. O MP integra algum dos Poderes da República (Executivo, Legislativo, Judiciário)?

Quais são os tipos de ação penal?

  • Ação Penal Pública Incondicionada.
  • Ação Penal Pública Condicionada à Representação.
  • Ação Penal Pública Condicionada à Requisição.
  • Ação Penal Privada Exclusiva.
  • Ação Penal Privada Subsidiária da Pública.
  • Ação Penal Privada Personalíssima.

É importante Denunciar? Sim, é através de uma denúncia que a sociedade colaboram nas identificações ora não identificadas pelo Conselho. No CRT-03, toda denúncia ela é averiguada e bem analisada, para vê sua procedência e como será sua adequação a ser feita.

Conheça os principais canais de denúncia:

  • DISQUE 100 | DISQUE DIREITOS HUMANOS. ...
  • PROTEJA BRASIL. ...
  • SAFERNET. ...
  • CONSELHO TUTELAR. ...
  • MINISTÉRIO PÚBLICO. ...
  • ÓRGÃOS POLICIAIS.