O que pode ser nódulo no cérebro?

Perguntado por: ocaldeira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Um tumor do cérebro pode ser um crescimento no cérebro não canceroso (benigno) ou canceroso (maligno). Ele pode ter origem no cérebro ou ter se espalhado (metástase) para o cérebro a partir de uma outra parte do corpo.

Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência. Convulsões. Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo. Dificuldades motoras, ou para caminhar, ou executar tarefas simples.

Se ficar presente somente no tecido ou órgão que teve origem, geralmente é um tumor benigno; caso possa afetar estruturas próximas e se alastrar em um processo chamado metástase, é maligno. Outra diferença observada é a velocidade do crescimento: o tumor maligno costuma crescer em um ritmo mais veloz.

Assim, caso o caroço na cabeça apresente crescimento, vermelhidão, coceira, ferida, dor ou secreção, é importante consultar um médico especialista.

O que fazer: Normalmente o tratamento recomendado pelo dermatologista inclui o uso de shampoos ou pomadas contendo antifúngicos ou corticoides, além da indicação da lavagem frequente da cabeça e do não uso de géis, bonés ou sprays de cabelo.

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.

Caroços na cabeça são comuns e podem acontecer por vários motivos. Por exemplo, eles podem ser causados por infecções ou inflamação do couro cabeludo, o que é chamado de dermatite seborreica. Eles também ocorrem devido a lesões na pele que são preenchidas com pus ou outros fluidos, como sangue de lesões.

Tumores nessas células são chamados de Glioblastoma, sendo o tipo mais comum de tumor cerebral, principalmente entre adultos de 50 a 70 anos. O Glioblastoma é um tipo de tumor maligno, extremamente perigoso, que apresenta crescimento rápido e alta letalidade.

Em geral os famosos "carocinhos" na cabeça representam uma destas espículas ósseas que ficam mais na região posterior próximo a nuca, junto da linha de inserção do cabelo. Tais estruturas em geral são rígidas à palpação e não são móveis quando pressionadas lateralmente com os dedos.

Quando algum deles está relacionado com o câncer? No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral depende de vários fatores, sendo o tipo de tumor o fator mais importante. Existem tumores, como o glioblastoma multiforme, em que o tempo médio de vida, mesmo com todos os tratamentos disponíveis, não costuma ser maior que dois anos.

Dependendo do caso, um tumor no cérebro tem cura sim. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) existe a estimativa de que cerca de 11 mil novos casos de tumor no cérebro ou no sistema nervoso central foram diagnosticados entre os anos de 2020 e 2022.

Como dito acima, o tumor cerebral se dá devido ao crescimento de células anormais nos tecidos cerebrais. Este crescimento anormal, com o passar do tempo, dependendo da região em que está localizado, causa a perda de funções neurológicas. Entre as perdas, as mais frequentes são: Perda de força.

Meningeoma: tem origem nas meninges, camadas de tecido que recobrem o cérebro e a medula espinhal, e representam cerca de 25% dos tumores que atingem esses dois órgãos. É o tipo mais comum de tumor cerebral em adultos e sua incidência aumenta com a idade, sendo maior em pessoas na faixa dos 70 aos 80 anos.

Surgimento de nódulo palpável
É importante procurar um médico se notar qualquer nódulo palpável nas mamas. Eles podem indicar tanto a presença de massa benigna quanto a de algum tumor maligno. Os nódulos cancerosos são espessos, compactos, duros e de contornos mal definidos.