O que pode ser quando o bebê está com a cabeça quente?

Perguntado por: ehipolito3 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

"Mesmo que os pais sintam a criança quente, o ideal é sempre colocar o termômetro para verificar se há febre ou não, pois boa parte das crianças costuma ter a cabeça mais quente que o restante do corpo sem estar com febre", explica a especialista.

Em caso de “FEBRE INTERNA” o paciente tem a sensação de o corpo estar muito quente, apesar de o termômetro apresentar uma temperatura normal. Sem uma elevação da temperatura. O quadro comum é de o paciente apresentar os sintomas conhecidos de febre, tais como: mal-estar, calafrios e suor frio.

Se a testa e a barriga da criança estiverem quentes, ela está com febre. A testa, as mãos ou qualquer parte do corpo mais quente não indica febre. O ideal é usar um termômetro na axila para medir a temperatura da criança.

Em bebês menores de 2 anos de idade, além da febre alta, os sinais e sintomas importantes incluem:

  • Choro constante;
  • Irritabilidade;
  • Sonolência;
  • Falta de ânimo;
  • Falta de apetite;
  • Rigidez no corpo e no pescoço.

A meningite é uma inflamação das membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal (meninges). Ela pode afetar qualquer pessoa, mas no Brasil é mais comum em bebês, crianças pequenas e adolescentes. Geralmente, essa inflamação é causada por vírus ou bactérias.

O que fazer para ajudar o bebê
Se o bebê apresenta reações como choro irritação, perda de sono ou de apetite, aumento da salivação, gengiva avermelhada e inchada, rostinho corado, diarreia leve e, sim, elevação moderada da temperatura, pode ser um aviso de que um dentinho chegou ou está por vir.

Apesar de popularmente chamada de “febre de dente”, os especialistas caracterizam a elevação da temperatura por causa do nascimento de dentário como sub-febre ou estado febril, pois fica entre 37,2 e 37,8 °C. É um sinal de alerta, mas não chega a ser considerada febre, por muitos.

Febre em adultos x febre em bebês
Considera-se com febre um bebê que esteja com a temperatura axilar acima de 37,4ºC, retal acima de 38ºC e timpânica acima de 37,8ºC. Os locais variam as temperaturas devido a suas temperaturas padrões, tipo de tecidos, entre outros.

Os sintomas da pneumonia no bebê agem com mais intensidade. Isso inclui tosse seca, febre alta, fraqueza, mal-estar e dificuldade para respirar.

A febre interna é a sensação que a pessoa tem de que o corpo está muito quente, apesar do termômetro não demonstrar o aumento da temperatura.
...
Sintomas de febre interna

  1. Sensação de calor;
  2. Suor frio;
  3. Mal-estar;
  4. Dor de cabeça;
  5. Cansaço;
  6. Falta de energia;
  7. Calafrios.

Este é um sintoma bastante geral e que pode estar relacionado com infecções, problemas respiratórios ou da imunidade. É importante passar em avaliação médica para entender se você deve se preocupar com este sintoma.

Para baixar a febre do bebê é aconselhado:

  1. Retirar o excesso de roupas do bebê;
  2. Oferecer líquidos para o bebê, que pode ser leite ou água;
  3. Dar um banho no bebê com água morna;
  4. Colocar toalhas molhadas em água fria na testa; nuca; axilas e virilha.

Sintomas da dor de ouvido em bebê

  1. irritabilidade;
  2. choro excessivo;
  3. febre;
  4. dificuldade para mamar;
  5. falta de apetite;
  6. cabeça balançando repetidas vezes;
  7. dificuldade em deitar a cabeça em um dos lados;
  8. mãos colocadas na orelha constantemente.

Sintomas da Meningite Infantil

  1. Febre;
  2. Dor de cabeça;
  3. Náuseas e vômitos;
  4. Aversão à luz;
  5. Pescoço rígido;
  6. Manchas vermelhas ou arroxeadas na pele;
  7. Prostração que não melhora quando a febre baixa;
  8. Movimentos estranhos do corpo (convulsões).

O sinal mais comum de meningite é febre alta, presente em mais de 95% dos pacientes. Nos pacientes idosos, pode não haver febre, mas sim hipotermia, com temperatura axilar abaixo dos 36ºC. Outro sinal frequentemente presente é a rigidez de nuca, que ocorre em cerca de 90% dos casos.

Na maioria das crianças e adultos, a meningite bacteriana começa com sintomas que pioram lentamente por 3 a 5 dias. Esses sintomas podem incluir uma sensação de mal-estar geral, febre, irritabilidade e vômito. Algumas pessoas apresentam dor de garganta, tosse e entupimento do nariz.

Os médicos devem suspeitar de meningite bacteriana em pacientes com sinais e sintomas típicos, geralmente febre, alterações do estado mental e rigidez na nuca.

Eles podem incluir sensação de cansaço extremo, calafrios, dores de cabeça, dores musculares, dor de garganta, coriza ou nariz entupido, diarreia, vômito ou perda do paladar ou do olfato. Bebês com COVID-19 podem apresentar dificuldade para se alimentar.

Sintomas da meningite eosinofílica

  1. dor de cabeça forte;
  2. rigidez na nuca, dor e dificuldade em mexer o pescoço;
  3. náuseas e vômitos;
  4. febre baixa;
  5. formigamento no tronco, braços e pernas;
  6. confusão mental.

Para facilitar sua identificação, podemos listar os sinais de que a garganta do seu filho está inflamada:

  1. garganta dolorida e coçando;
  2. vermelhidão;
  3. inchaço nas laterais do pescoço e nas glândulas no fundo da garganta;
  4. febre;
  5. aumento na irritabilidade da criança;
  6. perda de apetite;
  7. indisposição.