O que pode substituir o queijo feta?

Perguntado por: iribeiro5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

O que pode substituir o queijo feta? Se acabou o queijo feta na hora de preparar uma receitinha, o queijo cottage pode quebrar o galho. Apesar de o gosto ser diferente, a textura é semelhante. Já em termos de sabor, os substitutos mais indicados são o queijo cotija ou a ricota.

Queijo Mascarpone Vitallate ou Finabel.

O queijo feta
É feito a partir do leite de cabra e do leite de ovelha. Esse produto, tão tradicional na culinária grega, tem um sabor peculiar, coloração branca e baixos níveis de gordura. Sua textura pode ir de muito macia a levemente consistente, variando também o seu teor de sal, que pode ser brando ou salgado.

OS BENEFÍCIOS NA NUTRIÇÃO DO QUEIJO FETA
Ele também é uma boa fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos e dentes, e contém vitaminas do complexo B, que são essenciais para a saúde do sistema nervoso e a produção de energia.

Queijo Feta (leite de cabra)

*Atualização realizada no dia 4 de dezembro de 2022. Como tudo que desembarcou em terras brasileiras, durante o período colonial, o queijo do reino é uma iguaria que deu seu jeitinho para se tornar filha da pátria. O motivo?

O queijo Cottage é um queijo fresco com sabor suave e levemente ácido. Sua massa tem textura macia e, similar a uma coalhada, com aparência lisa e brilhante. No seu processo produtivo, após coagulação do leite, é feito o corte e a mexedura, seguido do aquecimento e lavagem da massa, até obtenção de grãos soltos.

QUEIJO GRUYÈRE E EMMENTAL
Estes queijos suíços, o Gruyère e Emmental são excelentes opções para derreter nos pratos mencionados, justamente porque possuem consistência adequada.

Um bom exemplo disso é o famoso queijo manteiga, que se derrete ao mínimo aquecimento. Por outro lado, queijos como o Minas Curado ou mesmo um Parmesão não derretem nem um pouco e isso também está ligado ao teor de sal e o processo de maturação (cura) que reduz seu teor de água.

Chamado ainda de queijo vegetal, esse produto pode ser feito com castanha-de-caju amêndoas, batata, batata-doce, inhame, mandioca e até sementes. E assim como os convencionais, é vendido em diferentes tipos: mussarela, canastra, prato, minas frescal, minas padrão, provolone, entre outros.

Para quem gosta de consumir queijos, uma boa opção de substituição é o tofu. “É um queijo de soja bem rico em cálcio, outras vitaminas e minerais e também isoflavona, que é uma substância interessante principalmente para as mulheres”, diz.

Ricota é indiscutivelmente o substituto mais comum para queijo cottage, pois é produzido de maneira muito semelhante. E o melhor é que também é nutritivo e mais rico em zinco, cálcio e vitaminas essenciais.

O cream cheese, que em português pode ser traduzido como “queijo cremoso”, é um tipo de queijo branco. De textura macia e de sabor ligeiramente ácido, o cream cheese tem um uso muito diversificado na culinária, podendo ser utilizado tanto em receitas doces quanto em receitas salgadas.

cream cheese {substantivo}
requeijão {m.}