Pode comer queijo depois de uma cirurgia?

Perguntado por: laparicio3 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Laticínios, frituras e alimentos ricos em gordura (como o abacate), frutos do mar (como mariscos e caranguejo) e o chocolate ao leite também devem ser evitados.

Pode. Não há contraindicação ao consumo desses alimentos com esse tipo de cirurgia.

Depois de uma cirurgia alguns alimentos devem ser evitados como frituras, alimentos gordurosos, condimentos, embutidos, alimentos enlatados, carne de porco, doces, café, refrigerante, bebidas alcoólicas, pois dificultam a circulação do sangue e atrasam o processo de cicatrização.

O queijo pode ser considera um alimento remoso. Os alimentos remosos são assim classificados porque alguns estudos consideram que eles atuam de forma a estimular o processo inflamatório no organismo. Dessa forma, alimentos industrializados e alimentos ricos em gordura, são considerados alimentos remosos.

O alimento deve estar com consistência adequada para não ferir a região cirúrgica, porém de maneira genérica pode-se dizer que sim, respeitando as suturas e o local da extração.

Estudos confirmam que produtos lácteos não causam inflamação.

Os pães integrais, por exemplo, ajudam na cicatrização porque melhoram a circulação sanguínea. Além de aumentarem o tempo de saciedade e serem ricos em nutrientes e minerais. Que vão atuar diretamente na recuperação durante o processo pós-operatório.

Também chamados de “alimentos carregados”, o que os reimosos costumam ter em comum é a alta concentração de proteína e gordura animal. Carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos encabeçam a lista.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Posso comer pizza? Não é a alimentação mais adequada para um pós-operatório. Trata-se de um alimento gorduroso, condimentado e pró-inflamatório. Prefira alimentos leves e ricos em fibras, será mais fácil e rápida sua recuperação.

Carnes assim contêm muita gordura, sendo assim, evite carnes de vaca e principalmente a de porco pois ela é capaz de inflamar a pele e também de gerar queloides permanentes. Carnes embutidas: além das carnes naturais gordurosas, essas embutidas como mortadela e presunto também contêm muita gordura.

Laticínios, frituras e alimentos ricos em gordura (como o abacate), frutos do mar (como mariscos e caranguejo) e o chocolate ao leite também devem ser evitados.

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente.

E sabe o que pode ser um ótimo aliado na cicatrização? O chazinho!
...
4 tipos de chás que auxiliam a cicatrização

  1. Camomila. A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas. ...
  2. Aloe Vera (Babosa) ...
  3. Carobinha. ...
  4. Arruda.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar, e que não sejam consumidos pelo menos por uma semana após a realização de uma cirurgia, colocação de um piercing ou tatuagem, por exemplo.

Sim, a idéia de evitar alimentos gordurosos ou derivados de leite após qualquer cirurgia é mito.

Queijos de búfala e 5.
Ela, por natureza, é uma molécula menor e menos inflamatória”, explica a nutricionista. Esses tipos de queijo possuem diferentes tipos de apresentação, podendo ser comprados de corte, em pote ou até em pasta. A diferença, porém, é que o queijo de cabra é menos calórico que o de búfala.

Qualquer pessoa com alergia ao leite deve evitar todos os produtos lácteos, incluindo o queijo. Em alguns queijos, o fósforo está presente em quantidades elevadas e isso pode ser prejudicial para as pessoas que sofrem com um distúrbio renal.

Segundo Raphaella, dentre os vários tipos de queijos, o mais adequado ao consumo é o queijo cottage, por ser o mais magro e possuir pouco sódio. O cremoso e saboroso cheddar está entre os piores tipos para consumo, ao lado da muçarela, gorgonzola, provolone, prato e parmesão.