O que pode substituir paracetamol?

Perguntado por: amorais2 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias. No entanto, tem menos efeitos colaterais, como problemas estomacais.

Ao contrário da dipirona, o paracetamol não atua como anti-inflamatório, sendo utilizado exclusivamente para o controle da dor e para a redução da febre. A metabolização dessa substância é feita pelo fígado e a excreção do fármaco também ocorre por via renal.

Apesar de ambos terem ação analgésica e agirem contra a febre, o ibuprofeno e o paracetamol são princípios ativos diferentes. O paracetamol sequer é um anti-inflamatório propriamente.

Paracetamol é somente um analgésico enquanto o Dorflex é uma composição de medicamentos ( analgésico+ relaxante muscular), portanto, tem composição e efeitos diferentes. Evite a automedicação. Procure uma avaliação medica adequada.

A dipirona, outro analgésico bem popular, costuma ser mais segura, mas quando ingerida em quantidades superiores a 4 g por dia pode causar ardência, marcas e inchaço na pele. O anti-inflamatório ibuprofeno, que também possui atividade analgésica e antitérmica, não tem efeito colateral previsível.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Entenda a finalidade dos analgésicos comuns
O paracetamol alivia a dor bem como os anti-inflamatórios não esteroides chamados de ibuprofeno e aspirina que também ajudam na dor e reduzem a febre. Então, observe os sintomas para usar o correto.

Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.

CONCLUSÃO: A eficácia analgésica da dipirona foi superior à do paracetamol.

Beber bastante água é indicado como forma de controle da febre e serve para manter a hidratação, essencial para o bom funcionamento do organismo. Medicamento antitérmicos, como dipirona e paracetamol, também auxiliam no controle.

O paracetamol é o ingrediente ativo nos produtos TYLENOL® e em diversos medicamentos vendidos com ou sem receita médica.

O paracetamol, também conhecido como acetaminofeno, é o remédio antipirético mais indicado pelos médicos para baixar febre em adultos ou crianças, pois age reduzindo a produção de substâncias específicas no corpo, responsáveis por causar a febre, especialmente em casos de resfriados ou gripes.

O uso do paracetamol é seguro quando usado conforme o prescrito, mas não é necessário muito mais do que a dose recomendada para que ele cause danos ao fígado, eventualmente até fatais.

A Anvisa esclarece que não há evidências científicas conclusivas sobre o agravamento da infecção pelo novo coronavírus devido ao uso de ibuprofeno ou cetoprofeno. São necessários estudos epidemiológicos que forneçam dados mais robustos referentes aos efeitos dos anti-inflamatórios na infecção por Covid-19.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

Os medicamentos que compõem a família TYLENOL® atendem às necessidades de pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a maturidade. *Cada dose de TYLENOL® DC tem 2x mais paracetamol do que um comprimido de 500mg de TYLENOL®. Referência: Bula do produto.

A neurologista Thais Villa, chefe do Setor de Investigação e Tratamento das Cefaleias da Unifesp, diz que o tipo de analgésico consumido varia conforme a classe social, mas confirma: a “febre” Dorflex existe. “Remédios combinados tendem a ser os preferidos porque são mais eficazes do que a dipirona pura”, diz.

Miorrelax é a mesma coisa que Dorflex. Mas o Torsilax é outro medicamento, ele tem outros componentes, sendo anti-inflamatório, analgésico e relaxante muscular.

Analgésicos opioides

  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

O fentanil, além disso, é 50 a 100 vezes mais poderoso que a morfina, segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças. O consumo legal está em alta — em 2014 foram prescritos 6,6 milhões de vezes — e também o ilegal.